ggmtv
Imagem Divulgação
Anúncio

ATUALIZAÇÃO

O perfil oficial da GMMTV no Twitter anunciou na tarde de sábado (31, BRT) que o canal da produtora no YouTube havia sido recuperado com sucesso após o ataque hacker sofrido na noite da última terça-feira (28, BRT).

A produtora agradeceu o trabalho da equipe do YouTube e o apoio dos fãs. Até o momento, a empresa não deu nenhuma declaração sobre a identidade do(s) hacker(s) ou qualquer outra informação a esse respeito.


Já era o amanhecer do dia 28 na Tailândia (noite da última terça-feira, 27, BRT) quando milhares de fãs levaram um grande susto: o canal oficial da GMMTV no YouTube havia sido hackeado.

O canal teve seu nome mudado para “Cardano (ADA)”, e sua logo modificada; os vídeos originais, como programas de variedades, entrevistas e lakorns, foram apagados ou privados. Por mais de treze horas, os hackers estiveram transmitindo uma live com uma aula e previsões sobre a criptomoeda ADA.

Anúncio

Cerca de três horas depois do incidente, a conta da produtora no Twitter postou mensagens de tranquilização para os fãs, informando que já estavam trabalhando para recuperar a conta do canal.

Algumas horas atrás, a empresa de entretenimento soltou a seguinte nota no Twitter:

[Atualização: O canal da GMMTV no YouTube está sendo hackeado. / Informamos que o canal da GMMTV no YouTube foi hackeado esta manhã, 28 de julho de 2021. As informações do nosso perfil, assim como fotos e vídeos foram substituídos por uma live não relacionada. / Estamos em processo de recuperar o canal. Alertamos a sede do YouTube sobre o problema e solicitamos a recuperação da conta. / Agradecemos sua preocupação e apoio em relação a isso. Faremos nosso melhor para restaurar o conteúdo e fazer nosso canal voltar ao normal o mais rápido possível. / Manteremos todos informados sobre futuras atualizações.]

O que é Cardano?

Antes de mais nada, uma breve explicação: contratos inteligentes são linhas de código auto executáveis sob condições pré-determinadas, e que facilitam transações comerciais, sem a necessidade de um intermediário; no entanto, a execução dessas linhas exigem um alto poder computacional, e é aí que entram as plataformas de computação distribuídas, que consistem em inúmeros computadores interligados (neste caso pela internet) que utilizam de seus poderes computacionais combinados para um único fim.

Cardano é o nome de uma plataforma de computação distribuída que executa o blockchain de para a criptomoeda de terceira geração ADA, e que foi criada em 2015 por Charles Hoskinson, cofundador da Ethereum, outra criptomoeda de relevância.

Infelizmente, esse tipo de incidente não é incomum; não são poucas as vezes que vemos hackers envolvidos com criptomoedas tomarem canais com milhões de inscritos para veicular esse tipo de transmissão.

Em 2020, tivemos a notícia de que hackers estavam criando ou invadindo vários canais num esquema de fraude, prometendo dinheiro em dobro a quem enviasse um valor a uma carteira de criptomoedas. Os golpistas buscavam aumentar a credibilidade do golpe usando o nome de importantes figuras na área da tecnologia, como Steve Wozniak e Elon Musk,

Ainda não há como ter certeza de quem realmente está por trás desse incidente, e resta esperar e torcer para que a GMMTV recupere seu canal o mais rápido possível, e estaremos atentos para novas atualizações.

Anúncio