Fundador e visionário da Chilli Beans, Caito Maia transcende os limites da moda e do universo geek. Com sua presença carismática e paixão pelas narrativas que moldam a cultura pop, Caito se destaca como um entusiasta genuíno.

A Chilli Beans, sob sua liderança, não apenas abraça as tendências, mas as molda, transformando a moda em uma expressão autêntica da cultura geek. Em uma rápida conversa na CCXP23, Caito compartilha insights sobre suas séries favoritas, o processo criativo por trás das icônicas coleções e a visão da Chilli Beans em relação à moda e sustentabilidade.

Uma entrevista única com o homem por trás do sucesso da marca que leva a moda geek a novos patamares.


Primeiramente, qual é a sua série preferida? Você está aqui na CCXP23, então deve ter alguma, né?

Caito Maia: Difícil falar de uma. Vai desde Breaking Bad até Stranger Things, até tem uma série que eu adoro, que é Ted Lasso. Eu gosto de umas coisas um pouco mais bizarras, assim. Ted Lasso não é tão bizarro. Não, Ted Lasso é fofinho. Vou te falar uma (série bizarra) Fargo. Nossa, obra de arte. 

Ao criar coleções geeks, como Harry Potter, Marvel e Star Wars, qual é o processo de seleção e inspiração por trás dos designs?

Caito Maia: O primeiro passo é o respeito total com os fãs. Todas as nossas coleções, a gente consulta os fãs. E eles nos ajudam a construir a coleção. Então, assim, eu acho que grande parte do segredo do sucesso dessas coleções que bombam é porque a gente faz sempre sempre respeitando os fãs, entendeu? E eles dão dicas pra gente “vai pra cá, vai pra cá, ele não vai pra cá”. Então, isso são coisas muito legais, assim. Então, esse é o segredo.

Como a equipe criativa incorpora os elementos em cada criação

Caito Maia: Então, a gente tem uma brincadeira que assim, primeiro tem a inspiração junto com os fãs, aí depois a gente tem uma pirâmide. E a pirâmide, ela é construída com modelos de topo de pirâmide, que é um modelo conceitual. Depois escolhe pros modelos comerciais, entendeu? Então, é mais ou menos essa estratégia que a gente vende, por isso que vende tudo, não sobra nada. 

Enfrentar desafios faz parte do processo criativo. Pode compartilhar algum exemplo de algum desafio específico que você teve que enfrentar?

Caito Maia: Desafio de coisas que a gente lançou e não era pra ter lançado. Tipo assim, por exemplo, às vezes você vai num universo e você usa uma cor errada, você usa um logo, não logo errado, mas uma inspiração errada. E aí os fãs não gostam. Então esse é o processo que faz a gente ir aprendendo com isso.

Como a Chilli Beans vê a interseção entre moda e cultura geek? Como a marca equilibra as tendências da moda com a autenticidade das franquias geek nas coleções?

Caito Maia: Então uma das coisas que a gente escuta bastante é que o público geek fala “Obrigado por vocês exercitarem moda e olhar pra gente com moda”. Então isso é uma coisa que acho que as marcas não sacaram, entendeu? Então a gente traz moda pro mundo geek. E a gente traz geek pro mundo da moda. 

Sustentabilidade é uma preocupação crescente. O público geek procuram marcas que se posicionem.  Então como a Chilli Beans integra princípios sustentáveis no processo criativo, desde a concepção até a produção?

Caito Maia: Só pra você saber, a partir do ano que vem a gente vai lançar 1,5 milhão de óculos escuros totalmente sustentáveis, feitos com material reciclado. A gente vai se tornar a maior marca de óculos escuros sustentável do mundo .

Aí, você sabe que hoje teve o C-3PO aqui, em comemoração dos 40 anos Do Retorno de Jedi, e aí eu queria saber qual é o seu Star Wars preferido?

Caito Maia: É ele! É ele! Chewbacca também! 

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Caito Maia e Ana Duarte no estande da Chilli Beans na CCXP23

E assim termina nossa rápida conversa com Caito Maia, um entusiasta da cultura geek e fundador da Chilli Beans, trazendo moda e sustentabilidade para o universo dos fãs. Um mergulho nos bastidores do processo criativo e na paixão pelas histórias que inspiram coleções únicas.

GALERIA CHILLI BEANS NA CCXP23

Fotos por: @fotobelga