Se você gosta de comidinhas que aquecem o coração essa é a novidade pra você. Apesar de disponível na versão salgada esse prato se destaca como uma sobremesa, belo de se olhar e uma delícia de saborear a Bubble Waffle chegou com tudo no Brasil.

A origem da bubble waffle é de Hong Kong, existe inclusive uma lenda por trás do prato, olha só:

No século 20 em Hong Kong, ovos de galinha eram itens de luxo. Em uma manhã um vendedor de rua notou um dono de loja separando ovos rachados para jogar fora. Vendo ali uma oportunidade o vendedor ofereceu ao dono da loja que ele vendesse os ovos com um bom desconto para ele, o dono da loja animado com a possibilidade de ganhar algo com produtos que ele considerava descartáveis, vendou os ovos para o homem. O vendedor de rua era um confeiteiro muito criativo, levando os ovos para casa ele testou bater os ovos com diversos ingredientes até chegar em uma massa rica e cremosa. Ele derramou a massa sobre uma foram de ferro cheia de bolinhas e como resultado teve a massa diferente, leve, saborosa e crocante que vemos hoje.

Além da lenda, acredito que as ideias de enrolar a massa e rechear também tenham inspiração nos crepes recheados consumidos no Japão, ou mesmo os Egg Waffles talvez tenham sido a inspiração para os crepes Japoneses, já que a “lenda” do Egg waffle data de 1950, enquanto a primeira aparição de crepe no Japão data de 1977. Uma curiosidade é que essa primeira aparição do crepe do Japão foi no bairro de Harajuku, ele já foi citado anteriormente na matéria sobre o Kawaii Monster café, aparentemente é realmente um bairro que sempre recebeu as novidades de mercado. O crepe surgiu na França, na Bretanha, e é uma combinação simples de ovos, farinha e leite, mas a gente deixa a história desse pra outro dia.

O formado de ovos de galinha é uma característica importante dessa massa desde seu surgimento, tanto que no começo seu nome era 鷄蛋仔 (gai daan jai), que significa “pequenos ovos de galinha”. A iguaria se popularizou e hoje é um comida de rua indispensável em Hong Kong.

Aparentemente em Hong Kong ela é chamada de Egg Waffle e ainda é muito consumida sem nenhum recheio, como uma panqueca de se comer com a mão.

Os confeiteiros do mundo começaram a levar esse prato com o nome de bubble waffle, para outros países e com várias opções de recheio. Hoje é uma comida de rua popular em outros lugares da Ásia e também em cidades como Londres e Nova York, agora também ganhando espaço no Brasil.

Mas afinal como funciona esse waffle? De acordo com o que podemos observar você começa escolhendo o sabor da sua massa, depois escolhe o que vai rechear as bolinhas da massa, em seguida escolhe o que vai ser passado do lado interno do cone… pode ser nutella por exemplo. Por fim você escolhe as coberturas ou “toppings” como gostam de chamar, no caso do doce um dos recheios é quase sempre um sorvete.

Quem trouxe a bubble waffle para o Brasil foi a proprietária de uma sorveteria, Candice Arsenaut, que descobriu o prato em uma viagem para a China. Preciso deixar claro que nenhum lugar está nos pagando para fazer essa recomendação. Mas um dos lugares onde você pode encontrar essa comida é na Zhöu Zhöu, localizada na rua Augusta em São Paulo, fácil de chegar pelo metrô, nessa loja um crepe com todos tipos de cobertura pode sair por volta de R$15, achei um preço bem bacana e pretendo visita-los futuramente.

Agora que já sabem o que é essa novidade, vale a pena conferir se tem algum estabelecimento no sua cidade que já tenha entrado na onda dos Bubble Waffles, e se saborear essa delícia em algum lugar marque a gente nas redes sociais.

Bibliografia

Zhou Zhou

Rua Augusta, 1524 – Loka 43 Consolação São Paulo – SP (11) 994398292

Estação Consolação (Metro – Linha 2 Verde)

O preço mais alto fica em torno de R$15

A máquina custa por volta de 1700 reais, e a 1kg de massa

Você escolhe qual vai ser o sabor da massa

Qual vai ser o recheio da massa

O que vai passar no interior do cone

Os ingredientes de “topping” ou cobertura

É comum que “obrigatoriamente” além das coberturas tenha uma bola de sorvete

https://lista.mercadolivre.com.br/bubble-waffle

https://www.zhouzhou.com.br/
https://catracalivre.com.br/sp/agenda/barato/video-bubble-waffle-sua-proxima-sobremesa-favorita/
https://skdesu.com/crepes-no-japao/