domingo, fevereiro 23, 2025
VISITE NOSSA LOJA

Compartilhe:

Borboleta Assassina | Primeiro Gole

Linda, inteligente e dona de dotes espetaculares: esses são os requisitos para ser uma cortesã de luxo. No entanto, Kochou tem muito mais do que isso. Além de ser a cortesã mais conhecida de Yoshiwara, ela é uma shinobi caçadora e seu trabalho é matar ninjas renegados. Essa é a premissa de Borboleta Assassina, lançamento sensual e violento da Pipoca & Nanquim.

A publicação é da mangaká Yuka Nagate, famosa por escrever jidaigekis — histórias japonesas de época. Com traços delicados e riqueza de detalhes, este é um dos primeiros mangás da autora com uma protagonista feminina.

Assim, Borboleta Assassina teve sua primeira parte publicada em 2010, na revista Comic Bunch e a segunda entre 2011 e 2013, na revista Comic Ran. Agora, chega ao Brasil pelo luxuoso selo Drago da P&N.

Borboleta Assassina Pipoca & Nanquim sobrecapa
Verso da sobrecapa | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Enredo

Primeiro, essa obra é um jidaigeki, então carrega muita carga histórica, se passando em meados de 1635, na cidade de Edo (antigo nome de Tóquio).

A protagonista é Kochou, uma aparente cortesã de luxo do bairro da luz vermelha — Yoshiwara. Na verdade, este é apenas um disfarce para sua verdadeira profissão: Ochou (seu verdadeiro nome) é uma shinobi caçadora que deve executar shinobis traidores ou que caíram na criminalidade.

Além de ser a cortesã mais requisitada do local, ela é uma das shinobis mais habilidosas de sua época, implacável em suas missões. Assim, ela usa seu disfarce para conseguir informações e se aproximar dos seus alvos, fazendo o que deve fazer.

Borboleta Assassina Pipoca & Nanquim
Ochou enxerga sua situação | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Independentemente da sua relação com o alvo, a idade ou o motivo, Ochou cumpre sua missão. No entanto, a cada assassinato uma sombra cresce em sua mente. Quantas pessoas mais terá que matar?

Bela, assassina e dividida

Nesse contexto, Ochou oscila ao longo do mangá. Cumprir seu dever como shinobi, acumulando mais sangue em suas mãos enche sua mente de dúvidas. Será que ela é tão diferente assim dos seus alvos? Ela própria não se tornaria uma traidora nas condições certas? Está tudo bem matar até mesmo crianças, se elas forem ninjas criminosas?

Borboleta Assassina Pipoca & Nanquim
Momento de dúvida sobre sua função como caçadora | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Todos esses questionamentos passam na cabeça dela. Então, quando Ochou se encontra com uma antiga conhecida, as suas dúvidas ficam ainda mais evidentes. Por trás do rosto implacável, sério e astuto, uma mulher machucada e solitária se esconde.

Análise do primeiro volume

O primeiro de três volumes, as 370 páginas de história carregam muita sensualidade, lutas e dualidades.

Vemos a vida de Kochou como cortesã, inalcançável e muito cortês com seus clientes e a vida de Ochou como ninja, uma assassina eficiente e sentimental. É legal ver esse disfarce cair por terra quando ela se mostra como caçadora, tirando kunais e shurikens de todos os lugares.

Pipoca & Nanquim
Ochou indo para uma missão | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Além disso, essa dualidade da personagem dá uma profundidade para a história que a torna mais do que um simples mangá de shinobis. Conhecemos suas angústias, vemos sua raiva, sua dor e a forma como ela atua como uma pessoa sem sentimentos paran conseguir tirar vidas.

Claro, tem várias cenas de lutas com bastante sangue, assim como outras mais eróticas. Não espere nada pornográfico, mas estamos falando do bairro da luz vermelha, no fim das contas.

Pipoca & Nanquim
Bela e perigosa | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Também, como é um jidaigeki, Borboleta Assassina traz muito do contexto histórico da época. Por exemplo, o motivo de existirem tantos ninjas renegados durante esse período, a relação de Yoshiwara com o governo, entre outras coisas.

Em relação ao traço da autora, eu gostei muito. É uma arte limpa, delicada e com design de personagens bonito. De qualquer forma, às vezes ela se atrapalha um pouco nas proporções e perspectiva, rendendo uns quadros com um olho no peixe e outro no gato, se é que me entendem.

Pipoca & Nanquim
Apenas um dos vários olhos desconfigurados | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Borboleta Assassina

Sendo assim, a obra parece ter um desfecho promissor. Como comentei, essa profundidade pra além da luta deixa a história mais rica e completa. Mesmo assim, não vai faltar sangue e cenas chocantes pra quem gosta de shounen.

O primeiro volume terminou num ponto crucial, em que Ochou encara seu passado e precisa decidir sobre seu futuro, sua honra e sua lealdade. Estou ansiosa pra descobrir o que vai acontecer.

Enfim, gostei muito do mangá e tenho boas expectativas sobre a história. Mesmo com alguns defeitos e umas partes meio problemáticas envolvendo assédio, não tira o mérito da publicação. Então, aproveita que ainda está em lançamento e compre agora sua Borboleta Assassina.

Borboleta Assassina Pipoca & Nanquim capa lombada
Lombada do mangá | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

GARANTA JÁ O SEU



Adendo – Ogiva

Junto do mangá, recebi um flyer de Ogiva, primeiro quadrinho escrito por um dos membros da Pipoca & Nanquim. O panfleto anunciava o financiamento coletivo para transformar essa obra em filme.

Ogiva Pipoca & Nanquim
Flyer de Ogiva | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Felizmente, o projeto alcançou sua meta e agora vai ganhar um live-action. Você já conhecia essa obra? Então, corre conferir mais detalhes e apoiar essa editora que só entrega obras maravilhosas para nós!

Ogiva Pipoca & Nanquim
QR Code do financiamento | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá
Jaqueline
Jaqueline
Um pouco avoada, a doida das teorias da conspiração e leitora compulsiva do Nome do Vento. Adoro escrever sobre aleatoriedades, observar a natureza e ser engraçadinha em momentos impróprios, afinal esse é meu jeito ninja de ser.

Leia mais

PUBLICIDADE

Suco no YouTube

Em destaque