Depois de um boom com os eventos de animes, tá na hora das séries, quadrinhos e filmes também terem seu espaço na grade de eventos aqui do Brasil. O Brasil Comic Con já está em sua segunda edição e organizado pela Yamato. A primeira vez aconteceu no próprio Anime Friends e trouxe até mesmo o mangaká Yuji Shiozaki, que você confere nossa matéria por aqui*
Realizado nos dias 15 e 16 de Novembro, o evento trouxe diversas atrações bem bacanas e entre elas, Paul Zaloom, ou mais conhecido como BEAKMAN! O cientista maluco já esteve por aqui, é fato, mas é a primeira vez que a galera do SUCO pode conferir a atração de perto.
Bada-bing-bada-bang-bada-boom
Era sábado e muito da galera que estava presente no Centro de Eventos ProMagno estava ansiosa pela presença do cientista. A primeira participação como público, foi uma calorosa sessão de fotos – durou cerca de duas horas – e que logo depois, o público pode acompanhar sua performance no palco principal.
Conduzindo com maestria, Paul Zaloon dividiu o painel em dois momentos. Começando com o primeiro, fomos transportados para um episódio de sua icônica série – para quem acompanha os eventos da Yamato, teve até o Kuroda de Lester – e acompanhado de um tradutor, que mandou muito bem por sinal, aprendemos e reaprendemos diversas leis da física, tudo de forma mais “adulta” e sarcástica. Paul sabe que seu público envelheceu.
Além de chamar o público para participar e fazer perguntas na temática ‘Morcego’, ele também jogava algumas alfinetadas atuais com o Brasil, como a falta de água por exemplo.
Paul Zaloom
O segundo momento de seu painel, foi como Paul, MESMO. Ele explicou todo o processo de criação e de como o programa Beakman surgiu. Revelou fatos interessantes de sua carreira e de seu trabalho com fantoches. Outro fato interessante é de que o falecido ator Mark Ritts – o Lester – era pra ser um fantoche. Porém, de um dia pro outro, chegaram e falaram: “Veste essa roupa de rato, e vamos ver no que dá”.
A apresentação foi conduzida por slides, satirizava as suas três companheiras de programa – mostrando até fotos de biquínis – o ponto chave foi seu arquivo pessoal de erros de gravação. A série, transmitida entre 92 e 97, infelizmente foi cancelada por falta de interesse das emissoras, mas assim como Paul notou, seu legado foi deixado, muitos viraram “cientistas” por causa de Beakman; Muitos pensaram em fazer Física por causa de Beakman. Enfim, uma grande história e um belo painel nostálgico no evento.
A Ciência nos anos 90
Um adendo que eu gostaria de comentar é dos formatos de programas de Ciência nos anos 90. Além de Beakman, havia X-Tudo e até mesmo o quadro Tíbio e Perônio no Castelo RaTimBum. Sinto um pouco de falta disso na programação brasileira, a não ser que eu esteja bem por fora e esteja rolando algo do tipo. Acho que tem algo similar no DisneyXD. Espero me aprofundar neste assunto futuramente e escrever algo sobre.
Enfim, a vinda de Beakman para o Brasil Comic Con foi acertada, mais ainda que num Anime Friends da vida. O público que curte quadrinho – e acho que foi mais esse o foco da Yamato – é um público mais velho e gostaria de ver algo mais nostálgico. Vide Jiraiya e Elvira, que esta última, não pode comparecer ao evento.
Curiosidades do #BELLAN
#BELLAN prestou Física. Não passou;
#BELLAN era apaixonado pela Liza;
#BELLAN achava que o Beakman era o Robin Williams;