hajime isayama

Durante uma entrevista ao canal NHK, o mangaká Hajime Isayama revelou que sua inspiração vem da sua cidade natal.

O universo de Shingeki no Kyojin (Attack On Titan) tem uma inspiração na arquitetura da cidade de Nördlingen (Bavária, Alemanha), enquanto sua inspiração psicológica bem da cidade rural de Hita (prefeitura de Oita).

Como Hita fica em um lugar montanhoso, passa a impressão de ser um lugar isolado do resto da civilização. A cidade é cercada por montanhas altas e imponentes, por conta disso, Isayama cresceu imaginando se teriam monstros além daqueles “muros” (montanhas). O mangaka também revelou ter sentimentos ambíguos sobre a cidade enquanto crescia.

Por conta da sensação de estar cercado por muros, durante a adolescência o autor sentia uma espécie de frustração. Ao terminar o ensino médio, ele saiu de sua cidade, deixando para trás estas “barreiras”.

hajime isayama

Essa frustração inexplicável foi finalmente canalizada quando fez Shingeki no Kyojin. Os 2 principais temas da série são a opressão e liberdade. Além disso, Isayama admitiu que não tinha nenhuma ideia ou mensagem em particular que queria transmitir.

Acima de tudo, ele queria expressar a ira das vítimas de uma tragédia e como isso pode levar as pessoas a serem agressivas e serem agredidas.

Os titãs representam as frustrações, eles tendem a vagar sem rumo, causando destruição por onde passam. O autor disse que é a falta de objetivos que leva as pessoas a esse estado de irritação e confusão.

Hajime também comentou que os titãs são um pouco parecidos com os bêbados, mas que os bêbados da vida real não são tão sinistros. Na verdade, eles representam um desafio aparentemente impossível de ser superado.

Se a frustração foi o motivo que o fez sair de sua cidade natal, então foram suas realizações que trouxeram Hajime de volta. O autor é o embaixador de Hita desde 2014, onde várias exposições exclusivas já aconteceram, incluindo dos móveis que ele mesmo desenhou. Assim, Isayama volta à sua cidade natal sempre que quiser.

O mangaká também prometeu que conforme o mangá for se aproximando do fim, ele trabalhará duro para dar à série a resolução que ela merece.

A terceira temporada do anime de Shingeki no Kyojin já está disponível na Crunchyroll.