Redação
    Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
    Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    Artists’ Alley, o coração da CCXP, recebe 185 artistas em sua edição Tour Nordeste

    A CCXP – Comic Con Experience, maior evento de cultura pop da América Latina e um dos maiores do mundo, anuncia a lista completa do Artists’ Alley da CCXP Tour Nordeste, que acontece de 13 a 16 de abril no Centro de Convenções de Pernambuco.

    Glenn Fabry, artista de Preacher, vem ao Brasil pela primeira vez para participar da CCXP Tour Nordeste

    A área mais tradicional das comic cons mundo afora será composta de 185 artistas divididos em 140 mesas, como: Rafael Albuquerque (premiado quadrinista brasileiro com trabalhos na DC Comics e na Marvel Comics), Fábio Moon e Gabriel Bá (vencedores do Eisner por Dois Irmãos), Adriana Melo (artista de quadrinhos do Doctor Who), entre outros. A forte demanda por mesas no Artists’ Alley da CCXP Tour Nordeste levou ao aumento de 96 para 140 mesas oferecidas de forma a acomodar o maior número possível de artistas interessados aprovados após rigoroso processo de seleção. Confira a lista completa em: www.ccxptour.com.br/artists-alley.

    A história do Artists’ Alley

    O Artists’ Alley é o espaço dedicado à interação entre fãs e quadrinistas, tanto independentes quanto aqueles que trabalham para as grandes editoras brasileiras e estrangeiras. É nesse espaço que os artistas apresentam e vendem pôsteres, sketchbooks, artes originais e uma variedade de outros itens. Trata-se de uma área que está relacionada com o início das comic cons, que surgiram no final da década de 1960 como eventos que reuniam fãs e profissionais de quadrinhos e que, com o tempo, evoluíram para abranger outras áreas do mundo pop.

    A área, dedicada aos quadrinistas – incluídos aí roteiristas, desenhistas, arte-finalistas e coloristas – que desejam apresentar seus trabalhos e interagir com os fãs, representa o coração da CCXP e enaltece a tradição dos quadrinhos no Brasil, que se deu a partir de Angelo Agostini, desenhista italiano que firmou a carreira e no país é um dos pioneiros com seu Nhô Quim em 1869, a primeira HQ do país e uma das mais antigas do mundo. Seu legado serviu de inspiração para a criação do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro.

    Artistas internacionais movimentam o espaço: Bill Sienkiewicz, de Sandman: Noites Sem Fim (DC Comics) e Elektra: Assassina e Demolidor: Amor e Guerra (Marvel Comics), Tom Raney, de Ultimate X-Men e Uncanny X-Men (Marvel), Glenn Fabry, de Preacher (Vertigo) e Hellblazer, e Jock, artista premiado de Batman: The Black Mirror (DC Comics).

    Produção local, referência internacional

    Com 35 representantes, Pernambuco tem 19% dos artistas presentes e, ao todo, o Nordeste conta com 94 artistas com mesas (mais de 50% do total), transformando o Artists’ Alley da CCXP Tour Nordeste em uma plataforma rica de talentos da região. Entre os nomes, estão Thony Silas (PE), ilustrador de Captain Marvel e Mosaic (Marvel), Ed Benes (CE), co-criador de Canário Branco (DC Comics), e Shiko (PB), ilustrador, grafiteiro, diretor de curta-metragem e autor de quadrinhos expostos em Portugal, Itália, Holanda e França.

    A presença feminina também vem ganhando destaque no mercado de HQs. Na CCXP Tour Nordeste serão 35 quadrinistas mulheres. Entre elas, Bianca Pinheiro, da Graphic MSP Mônica, Cris Peter, que já passou por DC Comics, Marvel, Dark Horse e Image, e Schimerys Baal, colorista da Dynamite Entertainment.

    Grandes artistas de São Paulo, o maior mercado do país, estarão presentes e ressaltam a força nacional do evento, com os premiados Gustavo Duarte, Cristina Eiko, Paulo Crumbim e Rafael Coutinho, além de destaques de outros estados, como: Vitor Cafaggi (MG), Rafael Albuquerque (RS) e Eddy Barrows (MG).

    Crescimento exponencial

    O Artists’ Alley está presente na CCXP desde a primeira edição. Em 2014, reuniu 215 quadrinistas nos quatro dias de evento, ultrapassando a San Diego Comic Con 2014 em quantidade de expositores. Em 2015 foram mais de 265 artistas e em 2016 essa área cresceu novamente, passando a 336 mesas, suficientes para acomodar os 460 quadrinistas. Assim a Artists’ Alley Brasil se solidifica como a maior da América Latina e permanece como uma das áreas mais concorridas da CCXP.

    “O mercado de quadrinhos no Brasil vem apresentando um crescimento significativo tanto na quantidade de lançamentos e de profissionais quanto na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, e isso se traduz no Artists’ Alley que preparamos para a CCXP Tour Nordeste. O espaço é uma oportunidade para ter contato com grandes nomes dos quadrinhos nacionais e mundiais, além de conhecer novos talentos e seus trabalhos mais recentes”, destaca Ivan Costa, sócio e curador da programação de quadrinhos do evento.

    Redação
    Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
    Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias