A Senhora da Tundra | Livro de fantasia viking aborda mitos nórdicos

A Senhora da Tundra
Imagem Divulgação: Editora Culturama

Se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de uma boa história nórdica, representando os grandes guerreiros vikings. Afinal, a própria série Vikings, da Netflix, foi uma febre por aqui, a mesma coisa com Vinland Saga, para os fãs de anime. Agora chegou a vez dos amantes de bibliotecas aproveitarem esse universo com uma história escrita e protagonizada por mulheres. A Senhora da Tundra, livro da autora Paola Giometti, e da Editora Culturama já está disponível para compra.

A obra, lançada durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, faz parte do Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros, sendo finalista do prêmio Reconhecimento Internacional da Literatura Brasileira promovido pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e pela Focus Brazil New York 2020.

Assim, o livro baseia-se nas lendas e mitos nórdicos para apresentar uma história sombria cheia de ação e aventura no mundo viking. Protagonizado por Jarnsaxa, A Senhora da Tundra leva o leitor numa jornada de vingança e redenção. Confira o pronunciamento da autora Paola:

Escrevi A Senhora da Tundra ao longo de 23 anos. Publicá-lo no Brasil foi uma grande realização, já que pude trazer minhas experiências morando no norte da Noruega. Viver ali me proporcionou essa imersão na cultura e nas paisagens, o que possibilitou que eu trouxesse essa visão para os leitores de como de fato é a natureza na região, e porque faz tanto sentido o folclore ser tão sombrio. Ter Jarnsaxa como personagem principal foi uma forma de também expressar o meu lado primal, algo que me fortaleceu muito no processo de adaptação e integração com o clima caótico do Ártico e a sobreviver às noites polares que parecem intermináveis.

Mais sobre A Senhora da Tundra

Primeiramente, o livro foi publicado pelo selo Culturama Plural, da Editora Culturama. Com 376 páginas em papel pólen, a obra conta com 16 ilustrações reproduzindo cenas do enredo. Além disso, o leitor também poderá encontrar um mapa exclusivo para usar como guia nas andanças de Jarnsaxa, e também um guia de pronúncia das palavras nórdicas e um glossário que traz ainda curiosidades sobre a cultura nórdica antiga.

A Senhora da Tundra
Imagem Divulgação: Editora Culturama

Sinopse 

O livro conta a história de um período obscuro da Era Viking, quando os escandinavos acreditavam que os deuses os haviam abandonado. É na interminável escuridão do inverno nórdico dessa época que os draugar andam sobre a terra.

Jarnsaxa é uma draugr e segue o destino de sua raça maldita, alimentando-se de carne humana caçada nas longas noites de inverno polar. Porém, não foi escolha sua viver como aqueles que deveriam estar sob a terra, mas continuam a caminhar pelo mundo. Transformada ainda criança, ela se tornou a bastarda do rei dos draugar, Drakkar, que mantém uma profunda ligação mística com Grafvölludr-Gulon, a Serpente da Era Antiga, devoradora de homens. Mais do que isso, Saxa é a general do exército do rei, é a Ursa da Tundra, assim chamada por invadir vilarejos carregando o couro de um urso sobre os ombros.

Aos draugar não é concedido o poder dos sonhos, mas, de repente, durante o sono, Jarnsaxa começa a ter visões que a incitam a descobrir a verdade. Com medo de ser tocada pela loucura que afeta os mundanos, ela tenta ignorar o que vê, porém, isso a perturba cada vez mais… até o momento em que ela consegue relembrar da época em que ainda era uma criança humana e entende o papel do rei no assassinato de sua família.

Ela então se torna uma desertora. Nesta nova jornada, Jarnsaxa vai descobrir ainda mais sobre seu passado e encontrar companheiros. Dentre eles, um anão nibelungo, um humano ladrão e nídings, outros draugar renegados que não obedecem a Drakkar. A sua nova missão é encontrar o Invicto, o único humano que teria a capacidade de matar o rei draugr, um enviado pelo deus Odin e pelas Nornas, entidades que determinam o destino.

Jarnsaxa tenta, então, cumprir o seu destino em busca de vingança, passando por cenários fantásticos, batalhas com seres mitológicos e inimigos à sua altura. Sua jornada vai conduzir os fãs de fantasia a um mundo memorável, Real Vholtor.

A Senhora da Tundra
Imagem Divulgação: Editora Culturama

COMPRE AGORA NO SITE DA EDITORA