A Prisioneira de Bordeaux, dirigido por Patricia Mazuy, aborda classes sociais e a união de duas mulheres por um mesmo problema. Nesse contexto, Alma Lund (Isabelle Huppert), abastada, busca ajudar Mina Hirti (Hafsia Herzil).
O Suco de Mangá assistiu ao filme e você confere o que achamos agora.
Enredo de A Prisioneira de Bordeaux
O filme apresenta as personagens e de formas distintas. A primeira quando chega em sua luxuosa mansão e a segunda com problemas para visitar o marido na prisão.
Este plano de fundo evoca a problemática divisão social que assola o mundo, onde poucos têm muito e muitos têm pouco — e “os muitos” enfrentam problemas. No entanto, é na prisão que as personagens se unem por conta dos maridos encarcerados.
Mina passa a morar com Alma, que a ajuda financeiramente e consegue uma vaga para os filhos de Mina.
O início é acelerado e parece trilhar um caminho problemático onde “o que tem muito ajuda o que tem pouco”. A aceleração e essa relação de confiança rapidamente construída contribui para a atmosfera estranha do filme.
Uma leitura dos problemas sociais
O longa reflete e abre espaço para discutir sobre o quanto nós espectadores desconfiamos do outro. Afinal, quem abriria sua casa para uma pessoa que você acabou de conhecer?
É uma forma discreta e eficiente de abordar a discussão da imigração na Europa e a divisão decorrente disso.
No entanto, alguns diálogos parecem não levar a lugar algum, fazendo com que o filme se torne monótono em alguns momentos.
Já a atuação das atrizes, especialmente Hafsia Herzil, falam alto. Claramente em um lugar onde não se sente confortável e fazendo o que precisa para sobreviver, especialmente pelos filhos.
O clímax do filme é uma festa, onde fica evidente que, quando necessário, a burguesia fica do lado dos seus e mostra que Mina também é uma prisioneira.
Veredicto
O filme fala alto em como aborda um problema tão complexo como classes sociais. Por momentos se perde, sim, mas abre espaço para discussões interessantes sobre imigração, preconceito e a luta pelo seu espaço.