Anúncio

Há uma antiga lenda japonesa, que data de cerca de 1150 de anos, onde uma uma princesa tecelã – chamada Orihime – e um pastor de gado – Kengyu – se apaixonaram perdidamente, vivendo somente para seu amor.

Leia também: Lugares para conhecer a cultura japonesa em São Paulo gastando pouco (ou nada)

O rei, e pai da princesa, furioso com a situação decidiu então separar os dois amantes, deixando cada um deles em pontos opostos na Via Láctea (as estrelas Vega e Altair). Nesse momento, o Senhor Celestial – Tentei – se comoveu com a tristeza dos dois, e concedeu a eles a chance de se encontrarem uma vez ao ano, desde que os mesmos realizassem os pedidos dos seres humanos na terra. Dessa lenda originou-se o Tanabata Matsuri, o festival das estrelas, que em 2019 – no Brasil – comemora sua 41ª edição!

Organizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) o festival que reuniu mais de 200 mil pessoas no final de semana dos dias 13 e 14 de julho, foi uma oportunidade única de conhecer mais sobre a cultura oriental, além de fazer seus próprios pedidos a Orihime e Kengyu.

Com dança tradicional, taikou, música e gastronomia oriental o festival foi – mais uma vez – um sucesso! Lotando o bairro da liberdade e atraindo pessoas de todo o país.

Além disso 80 bambus gigantes, de cerca de 13 metros de altura, e as outras árvores do bairro foram ornamentados com os Tanzakus, papéis coloridos onde as pessoas escrevem seus desejos para serem realizados pelos deuses.

Anúncio

Os papéis possuem cores específicas para cada desejo: branco significa paz; amarelo é para dinheiro; verde para esperança, vermelho para agradecimento; paixão para amor e azul para saúde e proteção.

Ao final do evento todos os Tanzukus foram queimados em uma celebração tradicional, para que os desejos fossem entregues aos seus, onde as estrelas devem realizá-los no decorrer do ano.

Com entrada gratuita o Tanabata Matsuri atraiu ainda mais pessoas que as edições anteriores, e já tem sua confirmação para 2020, que promete ser ainda mais incrível.

Anúncio