Em uma noticia publicada nesta quarta (29), a editora japonesa Shogakukan divulgou o falecimento de Takao Saito, famoso mangaká japonês. De acordo com a Shogakukan, Sato faleceu na última sexta-feira (24), vítima de um câncer no pâncreas.
Em nota, a editora diz:
“Oferecemos nosso sincero respeito pelas conquistas do sr. Saito e oferecemos nossas mais sinceras condolências […] Esperamos continuar Golgo 13 em cooperação com sua equipe, de acordo com seus desejos”.
Takao Saito e o fenômeno Golgo 13
Saito publicou seu primeiro trabalho em 1955, lançando o título “Baron Air“. Cinco anos depois, em 1960, ele mudou-se para Tóquio devido ao sucesso de sua segunda obra chamada “Tufão Goro”. O triunfo de seu trabalho fez com que ele criasse sua própria produtora, e fundasse um gênero novo de mangás. Assim, surgiu o “gekiga“, vertente realista de mangás voltado para leitores adultos.
Sem sombra de dúvidas, o maior sucesso da carreira de Saito foi a série de mangás Golgo 13, que está em publicação até os dias atuais. A história conquistou inúmeros fãs no Japão e ao redor do mundo, fazendo com que ela ganhasse adaptações para animes, videogames e dois filmes.
Golgo 13 fez sua estreia em 1968 e segue em publicação até hoje, tendo entrado no Guinness como a série de mangás com o maior número de volumes mais publicados. Em julho deste ano, a Shogakukan publicou a 201ª edição da obra.

Sinopse: “Golgo 13, ou Duke Togo, é um implacável assassino profissional que está sempre com cara de poucos amigos. Ninguém no mundo conhece seu passado ou algo pessoal sobre ele. A única coisa que se sabe é que é extremamente frio e competente e nunca falha em suas missões.”
O Suco de Mangá apresenta seus sinceros agradecimentos a vida de Saito e suas contribuições para a indústria e também os mais sinceros sentimentos a família e amigos do artista.