Hataraku Saibou BLACK (ou Cells At Work BLACK) é uma história alternativa do mangá Cells At Work, que ocorre dentro de um corpo de saúde precária (condições PRETAS), possivelmente o corpo de alguma estrela do rock durante a década de 80, já que o mangá mostra como as células e o corpo reagem ao cigarro, consumo de álcool excessivo, sexo e até mesmo a uma DST. E por tratar desses assuntos esse spin-off de Hataraku Saibou é um seinen.
Esse ensaio da biologia humana tem argumentos de Shimizu Akane e Issei Hatsuyoshi e desenho de Shigemitsu Harada. Hataraku Saibou BLACK mostra a decadência de um corpo então não se apegue demais a nenhuma célula e não espere ver plaquetas fofinhas.
Singaro dá Cãrse!
No primeiro capítulo somos apresentados ao Glóbulo Vermelho, hemácia, que acompanharemos durante o mangá, com direito a Gender Bender da obra principal. Diferente da narrativa principal, nesse mangá o Glóbulo Vermelho é representado com sendo do gênero masculino e o Glóbulo Branco com o gênero feminino.
Já podemos notar que tem algo diferente logo no começo, quando uma célula reclama que as entrega de oxigênio não estão sendo o suficiente. E confirmação acontece depois vemos descarte de colesterol nos vasos sanguíneos, hemácias intoxicadas por monóxido de carbono e pneumococos invadindo o corpo. É só tomar um xarope que passa.
Graças a isso temos algumas mortes de hemácias, uma delas representada de forma bem violenta, até que a Leucócito, Glóbulo Branco, sai de um duto de ventilação e salva o Glóbulo Vermelho, algumas coisas não mudam.
E o culpado pelo intoxicação por monóxido de carbono é o tabagismo, que atrapalha o funcionamento dos pulmões. Depois desse capitulo eu reafirmei comigo mesmo que não vale a pena fumar.
Beba com Moderação
O capítulo seguinte retrata o vício em álcool. Mostra como ele aumenta o fluxo sanguíneo e produz hormônios como serotonina e dopamina, responsáveis pela perda de tensão, por isso a pessoas ficam mais desinibidas quando bebem. Mas o capítulo foca principalmente no trabalho do fígado em quebrar e extrair esse álcool do sangue.
Só que o plot desse mangá é mostrar o corpo em estado crítico, assim temos um provável começo de insuficiência hepática e uma ressaca de brinde no final.
Ainda vale a pena citar a analogia usada, que retrata o fígado como uma boate, com direito a peitos de fora e uma cena bastante bizarra no final.
De Onde Vem os Bebês
Já pensou qual é o papel das hemácias durante uma ereção ou o ato sexual? Bem eu nunca pensei nisso, mas agora eu sei. Resumindo, o tecido erétil é preenchido com sangue e… bem… leiam vocês essa parte, eu não quero escrever sobre isso.
Mas já fica a advertência, o Glóbulo Vermelho solta umas frases que ficam com duplo sentido e fazem você achar que está lendo um mangá hentai.
O Fim está Próximo?
Ler Hataraku Saibou BLACK acabou sendo uma experiência bastante informativa, mas não tão divertida assim. Diferente do mangá principal que tem uma pegada de comédia, o BLACK não tem esses momentos engraçados, o que faz todo a sentido. Informações sérias sobre o que o cigarro e bebida fazem com o corpo seriam amenizadas ou perderiam o impacto se fossem distribuídas de forma cômica.
Então não se apegue a nenhum personagem, porque os eventos desta obra indicam a possibilidade de que termos um final triste. Sem querer parecer moralista, mas depois dessa leitura acho que eu nunca vou fumar ou beber.