O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) recebe, até sexta-feira (13), a Mostra de Cinema Japonês, realizada em parceria com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. A programação teve início nesta quarta-feira (11) e oferece ao público a exibição gratuita de três filmes japoneses no cinema do CCBB, no Centro da Cidade.
A abertura contou com a presença do cônsul-geral do Japão, Yoshitaka Kinoshita, que prestigiou o início da mostra e deu boas-vindas ao público em um discurso acalorado, onde parabenizou o cinema brasileiro pelas indicações do filme O Agente Secreto ao Oscar, convidando os presentes para conhecer também as produções japonesas.

O evento também teve apresentação da artista Beatriz Hallier, que tocou Minyo Shamisen, instrumento japonês de três cordas que a personagem Ito toca no filme ITO, o primeiro a ser exibido.

No primeiro dia, foram exibidos os longas ITO e Filho de Peixe (The Fish Tale), marcando o início da programação que busca aproximar o público carioca da cultura e da cinematografia nipônica por meio da sétima arte. Até sexta, ambos os filmes serão reexibidos, com a adição do filme O Caminho para a História. Ao final das sessões, cada pessoa ainda pode preencher um formulário para concorrer a um calendário dado pelo Consulado.
Ver essa foto no Instagram
Conheça mais sobre os filmes da Mostra de Cinema Japonês do CCBB RJ
ITO – A trama segue o amadurecimento de Ito, uma adolescente introvertida que vive com o pai e a avó, e decide trabalhar em um “maid café” (café temático de empregadas) para mudar sua personalidade. Ao longo da jornada acompanhamos seus dilemas e relações pessoais, passando por amizades, questões familiares até a tentativa de salvar seu emprego da falência. É uma trama leve, apesar de profunda, gostosa de assistir. Que aquece o coração enquanto faz refletir.

Filho de Peixe (The Fish Tale) – O filme acompanha a vida de Meebo, uma pessoa apaixonada por peixes e seres vivos aquáticos em geral desde a infância, e cultiva uma obsessão genuína por eles, desenhando-os, estudando-os e, por mais incoerente que pareça ao longo da trama, devido ao apreço dela pelos animais, comendo-os também. A história narra sua jornada da infância à vida adulta, enfrentando a incompreensão social e as dificuldades de se encaixar no mundo “normal”, enquanto tenta transformar sua paixão em profissão, com o sonho de se tornar especialista em peixes.

O Caminho para a História – A trama segue Yasuji Ikemoto, um funcionário da prefeitura da cidade de Katori que, na tentativa de revitalizar sua região, decide produzir uma série dramática sobre Tadataka Ino, o famoso cartógrafo local conhecido por ter criado o primeiro mapa do Japão em 1821. No entanto, durante a produção, eles descobrem um fato surpreendente que foi escondido dos livros de história: Tadataka Ino morreu três anos antes da conclusão do mapa, e a partir daí decidem finalizar o artefato, e formar o primeiro mapa preciso do país inteiro. A obra aborda a persistência, a paixão pelo conhecimento, o sacrifício pessoal e a importância da memória e da precisão geográfica para a história da nação. É um drama histórico que mistura a biografia do personagem com os desafios técnicos e físicos da época (início de 1800).
As sessões são gratuitas e acontecem no Cinema I do CCBB Rio de Janeiro

A mostra representa o compromisso da Fundação Japão, do Consulado Geral do Japão e do CCBB na promoção da arte e do intercâmbio cultural entre Japão e Brasil. Ingressos disponíveis a partir das 9h do dia de cada sessão na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.


