Do artista Yoshi Itice, Eventos Semiapocalípticos – Eduardo e Afonso é uma história leve, divertida e mais profunda do que dá a parecer. Primeiramente sendo uma publicação independente, agora quem serializa o quadrinho é a Editora JBC.
Yoshi é natural de Curitiba e trabalha com quadrinhos desde 2010, responsável por Last RPG Fantasy e Do Contra: Herança. Sinceramente, só pela autoria já sabemos que o conteúdo é de qualidade.
Afinal, Yoshi conduz uma narrativa leve através de seus desenhos lindos. Sou meio suspeita — tenho um quadro dele no meu quarto —, mas garanto que é impossível não se encantar com seu estilo.
Então, com esse breve introdução, vamos à história.
Eduardo e Afonso na busca por um mago
Nesta rápida história, conhecemos Eduardo, um jovem medroso, tímido, desconfiado e meio bobão, e Afonso, uma máquina de secar roupas com língua afiada, humor ácido e disfuncional.
Acompanhamos a busca deles por um mago, num cenário de cidades abandonadas e bandidos à la Mad Max com sotaque gaúcho. Ao longo da jornada, percebemos que Afonso é meio amargurado, impaciente e cínico, algo que entendemos melhor no fim do volume.

Enquanto isso, Eduardo é gentil, paciente e parece fazer de tudo para ajudar a máquina de secar roupas. Essa dualidade entre os personagens cria uma cadência gostosa de ler.
Apesar das constantes provocações, a confiança e cumplicidade de ambos é natural, algo que facilmente cativa o leitor.
Também, no final há uma entrevista descontraída com o autor (cuja origem dos nomes dos protagonistas é alvo de brincadeira) e um pouco do processo de criação do quadrinho.
Eventos Semiapocalípticos – Eduardo e Afonso é uma leitura gostosa, macia e com mais significados do que aparenta. Uma obra nacional que vale a pena ser conhecida!



