Após mais de oito anos de produção, o curta-metragem dirigido por Nando Rodrigues entrega uma homenagem inédita ao universo de Cavaleiros do Zodíaco. Assim, O Dragão de Rozan impressiona com suas cenas de ação, efeitos visuais de alto nível e a icônica dublagem que marcou gerações.
Uma jornada feita de fã para fã
Revisitamos parte da trajetória de Shiryu, cavaleiro que tenta viver em paz, mas é forçado a enfrentar o passado e proteger o legado de seu antigo mestre.

A produção é uma comemoração aos 30 anos da série no Brasil e foi gravada em Mogi das Cruzes (SP). Além disso, conta com a coprodução da Action Kung Fu, empresa especializada em coreografias cinematográficas, liderada por Gutemberg Lins, que também interpreta Dohko de Libra.
O elenco traz Ralph Tung como Shiryu, Mel Matsumoto como Shunrei, Raul Dimas como o vilão original Erik e Bruno Sangregório como Alberich 13º, além das vozes lendárias que marcaram gerações de fãs.
A dublagem, dirigida por Bruno Sangregório com apoio da Dubrasil, reúne um verdadeiro elenco de estrelas:
Élcio Sodré como Shiryu de Dragão
Luciana Baroli como Shunrei
Sérgio Moreno como Dohko de Libra
Renato Márcio como Mestre Ancião
Celso Henrique como Erik
Mais do que uma produção feita de fã para fã, O Dragão de Rozan é um tributo emocional ao legado de Saint Seiya. Cada detalhe — da fotografia aos efeitos visuais, figurino e coreografias — é para honrar a memória da obra e emocionar tanto os veteranos quanto uma nova geração de fãs.
O diretor Nando Rodrigues, responsável também pelo roteiro e pela produção, destaca:
Foram praticamente oito anos para fazer um curta de 30 minutos, mas que foi feito com muita dedicação e carinho. Eu sou um fã que queria homenagear esta obra que marcou a minha infância. Ver essa repercussão tão positiva entre os fãs, incluindo ‘marmanjos’ de 40 anos chorando, é o que nos faz acreditar que atingimos nossos objetivos.
Um marco do cinema independente nacional
Após estreias presenciais em Mogi das Cruzes (SP), na Piticas XP (Shopping Plaza Sul/SP) e em uma première internacional em Buenos Aires (Argentina), o curta chega agora ao público mundial — gratuitamente — pelo canal oficial da produtora, com legendas em inglês e espanhol.
Instagram do filme
Canal da produtora
Sobre a produção
O curta foi financiado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC – Lei nº 6.959/14), com apoio da JCL Cabos de Aço, Cordoalhas e Acessórios. Produzido pela Raciocinando Filmes, produtora independente mogiana voltada ao público nerd e geek, O Dragão de Rozan reafirma o compromisso com a qualidade e o respeito ao material original, consolidando-se como um marco para o cinema independente brasileiro.










