Durante a Brasil Game Show 2025, a franquia Resident Evil marcou presença com seu novo jogo para mobile, o Resident Evil: Survivor Unit. Um título que chegará as mãos dos fãs prometendo uma experiência única e nostálgica, com aquela pitada de modernidade e experiência mobile da Aniplex Inc. e a desenvolvedora coreana JOYCITY.
Durante a BGS 2025, os visitantes puderam jogar uma demonstração do jogo que durava uns 10 minutos, mostrando 2 modos que estarão presentes na versão final. A exploração clássica antiga com os gráficos modernos e personagens de Resident Evil 2 e 3 Remake da RE Engine, controle tanque, puzzles e exploração e um modo tático contra hordas de inimigos.
Nesse modo de horda você poderá montar uma equipe com personagens da franquia e cada um deles vai ter uma habilidade para sobreviver as incessantes investidas dos B.O.W clássicos como Zumbis, Cerberus e Lickers.
Demostração estendidas e mais informações
Contudo, o Suco teve acesso a conhecer o Diretor de Negócios da JOYCITY, Chan Hyum Kim e conversar mais sobre o projeto e testar uma demo do Resident Evil: Survivor Unit mais elaborada com mais conteúdo. Então a conversa trouxe uma apresentação que revelou a presença de Shinji Hashimoto, produtor de Final Fantasy e Kingdom Hearts, no jogo.
Hashimoto tinha anunciado sua aposentadoria, porém durante uma visita a Capcom e boas conversas, a IP de Resident Evil foi liberada para esse projeto que precisava de um nome forte. Kim disse que a ideia era a produção de um apocalipse zumbi ou um ambiente de sci-fi. Além de que esse momento com a Capcom foi crucial, pois a Capcom começa a mover a franquia RE para o mobile e a JOYCITY e Aniplex tem um jogo com nome e grandes responsabilidades.
O maior ponto da entrevista é o desafio de trazer a ambientação de Terror e Survival Horror para um jogo Mobile. Kim disse da questão do desafio de prender a parte sonora para o público que ao se tratar em jogos mobiles não se importam tanto com a sonoplastia. A Capcom tem esse carinho com a ambientação e esse foi o principal desafio de Hashimoto e dessa forma que trazer as mudanças de modo de jogo entre exploração tático e estratégia agradou a todos.

Mecânicas de Resident Evil: Survivor Unit
Dito isso, a demo jogada na presença de Chan Hyum Kim teve elementos a mais, como puzzles que a Capcom. Segundo ele, pediu para não facilitar tanto assim, obrigando a manter aquela exploração de documentos e cenários para dar dicas. O combate tático demonstra que será necessário você montar bem suas equipes, pois as hordas trarão um belo desafio.

A parte estratégica fica com um gerenciamento de uma Mansão nas Montanhas Arkley, aonde você irá acomodar sobreviventes resgatados e gerenciar espaço, comida, armas. O ambiente clássico de mobile com upgrades, tempo para realizar ações e ter interações com outros jogos. Um pouco disso vem também de outros títulos como Parasite Eve e Front Mission alimentando as expectativas de vida para o game.
E falar a real que a jogatina estava tão boa que se não fosse a querida da Jacqueline Wittman da Theogames, que nos forneceu esse momento lá no estande, tivesse batido no vidro, eu estaria jogando até agora! E claro, não pude deixar de perguntar sobre as expectativas e a resposta do público durante a BGS.
Kim respondeu estar muito feliz com o feedback durante o evento. E também comentou como o pré-registro de Resident Evil: Survivor Unit teve números interessantes aqui no Brasil antes mesmo da BGS. Outro ponto da conversa é que você que gosta de Resident Evil, tudo está sendo feito com carinho, principalmente os sons originais. Os personagens durantes os dialogo tem movimentos mostrando a situação e tensão no momento, dando aquela maior imersão.
Licença da Franquia
Por fim, eu perguntei sobre o quanto eles poderiam usar de Resident Evil, o que a Capcom liberou para esse projeto. E a resposta foi: TUDO! Então pode esperar personagens de linha canônica, spin-offs e até novos originais como foi revelada a criação de Morten. Assim como os personagens sobreviventes que vão alimentar esse mundo de Resident Evil: Survival Unit.

Deixar um salve para todos os cosplayers que estiveram presentes no domingo e fizeram o paredão juntamente com a equipe do estande. Além de tirarem fotos e se divertirem com essa franquia que há anos junta amizades e criam comunidades!
Um grande abraço, para Chan Hyum Kim pelo tempo. Assim como a entrevista e o presente e a Jacqueline, da TheoGames, pela disponibilidade e o carinho no momento!


