terça-feira, outubro 7, 2025
VISITE NOSSA LOJA

Compartilhe:

Cercas Vivas: romance lésbico, mistério e nostalgia millennial

A escritora curitibana Rai Gradowski lança seu primeiro romance, Cercas Vivas (Editora Zouk), já em pré-venda. A obra combina amadurecimento, dilemas morais e um vínculo interrompido pelos trânsitos da juventude.

Assim, narrada em primeira pessoa por Bianca, a trama acompanha a protagonista que, ao herdar a casa da avó, precisa lidar com memórias afetivas, revisitar sentimentos da adolescência e enfrentar os segredos que envolvem o passado da família.

Com 18 capítulos, o romance se destaca pelo ritmo ágil, linguagem visual e personagens que dialogam com experiências urbanas contemporâneas. Inclusive, o processo de escrita foi tão intenso que quase a impediu de concluir a obra, conforme Rai afirma:

Comentei desse sentimento com minha namorada e ela me respondeu que elas iam começar a existir de verdade, nascendo pro mundo, e é o que está acontecendo agora.

Um retrato da geração millennial

A obra nasce de uma ficção realista que explora dilemas morais e afetivos em meio a situações do cotidiano. As referências da juventude dos anos 1990 e 2000 marcam a narrativa, indo de cadernos da Tilibra a trilhas sonoras com The Calling.

Entre tardes dividindo fones de ouvido, idas à locadora e descobertas da adolescência, Cercas Vivas constrói uma rede de memórias que se entrelaçam com amadurecimento, identidade e mistério.

Para Rai, esse é também um romance sobre representatividade:

Por reconhecer ali uma vivência lésbica perto da minha realidade, da minha geração, percebi que também era sobre isso que eu queria escrever, porque era isso que de certa maneira eu queria ler.

A ideia surgiu em 2021, durante uma oficina de romance com Carol Bensimon. O cenário central nasceu da observação cotidiana: uma casa de esquina em Curitiba, vista da varanda da autora, que se tornou palco da narrativa.

A trama foi então lapidada ao longo de oficinas da Baubo, sob orientação das escritoras Julia Dantas e Cacá Joanello, amadurecendo até ser finalizada em 2024.

Mais do que um bem material, herdar uma casa significa também herdar uma memória. É nesse ponto que se encontra Bianca, protagonista do romance.

Para ela, o retorno ao território da infância abre espaço para redescobrir a mulher que antes conhecia apenas como avó.

Sobre a autora

Nascida em Curitiba em 1989, Rai Gradowski é advogada formada pela UFPR (2018) e especialista em Escrita Criativa pela PUCRS (2025). Também se graduou em Farmácia (PUCPR, 2011) e obteve o mestrado em Farmacologia (UFPR, 2013).

Desde 2021, mantém a coluna de autoficção .docx, publicada no Curitiba Cult e no Substack. Publicou o conto Imposições na coletânea Imagens de Coragem (Editora Patuá, 2023) e, em 2025, teve o conto Cascas selecionado no concurso II Novas Leituras Curitibanas, sendo publicado em Curitiba Inimaginável (Arte&Letra), ao lado de autores como Dalton Trevisan, Cristovão Tezza, Giovana Madalosso e Pedro Guerra.

Entre suas influências estão Carol Bensimon, Julia Dantas e Natália Borges Polesso, além de autoras internacionais como Bernardine Evaristo, Samantha Schweblin e Fernanda Melchor.

Cercas Vivas Rai Gradowski
Imagem Divulgação

Compre agora o seu!

Redação
Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

Leia mais

PUBLICIDADE

Suco no YouTube

Em destaque