Fe3O4: FORWARD é uma das obras mais complexas já concebidas no k-pop. Isso poderia ser apenas um detalhe, não fosse o fato de o NMIXX buscar esse resultado desde sua estreia. E, embora o grupo tenha se tornado conhecido por seu conceito altamente elaborado – o mixx pop, que combina sons difusos dentro de uma mesma música – só agora tudo parece se encaixar perfeitamente.
Pegue a faixa de abertura, “High Horse”, por exemplo. Há uma pressão pop incessante, com elementos (ou gêneros) como hip hop, breakbeat e jazz se entrelaçando sob melodias que transcendem a realidade. Os vocais não apenas entregam a emoção exata, mas também consolidam a atmosfera que o piano e o ritmo sugerem quando um instante de pausa interrompe a adrenalina. O resultado é surreal.
Algo diferente acontece em Fe3O4: FORWARD
Não é o tipo de experiência que se encontra todos os dias. Há uma eloquência definitiva nos sinais que o grupo sempre carregou consigo nessa proposta de experimentalismo de gênero dentro do k-pop – e aqui, esse conceito finalmente atinge seu propósito.
Além de reunir o melhor do que já fizeram até hoje, Fe3O4: FORWARD acaba se tornando uma verdadeira aula sobre como adaptar sons que o k-pop há muito tenta reivindicar para si. “KNOW ABOUT ME” poderia facilmente se encaixar no pop ocidental sob os cuidados de Ariana Grande (basta notar os vocais de fundo sutilmente ascendentes), mas o NMIXX a transforma em algo genuinamente seu. É o que grupos como TWICE e Red Velvet sempre fizeram – e que, nos dias de hoje, se tornou cada vez mais raro.
Assista abaixo:
Conclusão
Nada parece escapar ao olhar do NMIXX, e talvez por isso que Fe3O4: FORWARD seja um acerto tão grande. Elas nunca soltam o osso. Momentos como “Slingshot (<★)” e “Golden Recipe” – a primeira imersa em eletrônica de quebrar o chão e a segunda marcada por violinos cortantes – dão espaço a essa estranheza peculiar que não só faz sentido, mas também demarca os territórios do grupo, territórios onde ninguém mais parece capaz de entrar.
É uma reafirmação completa. E embora este seja o fim da trilogia Fe3O4, está longe de significar o fim do impacto e das declarações criativas – e perturbadoras – que elas construíram em tão pouco tempo. No panteão dos grupos que ousaram transformar o gênero, como o jamais esquecido f(x), o NMIXX tem seu lugar garantido.