A tão esperada expansão de Elden Ring, Shadow of the Erdtree, chegou, prometendo novas aventuras no misterioso Reino das Sombras. Com novas áreas para explorar, inimigos desafiadores para enfrentar e histórias para descobrir, a DLC oferece uma experiência emocionante (ou frustrante, dependendo da sua habilidade) e gratificante.
Nesta nova jornada, após a derrota do temível Mohg, Lorde do Sangue, os jogadores são convidados por Leda e seus companheiros a desvendar os mistérios envolvendo o desaparecimento do semideus Miquella.
Explorando ambientes verticais e intricados, os jogadores devem estar atentos a trilhas ocultas, cavernas e Fontes Espirituais para alcançar novas alturas e profundidades. A expansão apresenta locais fascinantes como a Floresta Abissal, as Ruínas Antigas de Rauh e uma das melhores áreas de todos os souls, a Fortaleza das Sombras, prometendo descobertas surpreendentes a cada esquina.
Além das paisagens deslumbrantes, os jogadores encontrarão novos aliados, como os membros da tribo Enviados do Chifre, unidos por um desejo de justiça e vingança contra a Ordem Dourada. Com sistemas de progressão aprimorados, como as Bênçãos da Umbrárvore e as Bênçãos de Cinzas do Espírito Reverenciado, os jogadores terão recursos para enfrentar os desafiadores inimigos que os aguardam.
Devo fazer uma análise ou conteúdo especial com spoilers, para falar mais sobre experiências com chefes, builds e história do jogo.
Coisas novas em Shadow of the Erdtree
Na história de Shadow of the Erdtree, seguimos os passos de Miquella, um dos filhos de Marika. No entanto, a narrativa permanece nebulosa, como é típico de Elden Ring. Para acessar a DLC, é necessário derrotar Radahn e Mohg. Após esses desafios, a NPC Leda nos transporta para o Reino das Sombras.
Terminei a DLC em aproximadamente 50 horas, enfrentando praticamente todos os chefes. Embora sempre faltem alguns itens para coletar, considero minha experiência completa o suficiente para uma avaliação justa.
O tamanho de Shadow of the Erdtree é honesto e justo; um conteúdo maior poderia ter se tornado cansativo. O início é denso e intenso, mas na segunda metade, o jogo se torna mais desolado, com menos dungeons e localidades para explorar. Você passará mais tempo cavalgando e encontrando itens, o que talvez seja uma estratégia para evitar a fadiga ou desistência do jogador.
Novos Sistemas de Jogo
Dois sistemas novos são introduzidos nesta DLC:
- Cinzas Espirituais: Este sistema permite que você faça upgrade nos espíritos, tornando-os mais poderosos para enfrentar os desafios da DLC.
- Fragmentos da Umbrarvore: Esses fragmentos são usados para melhorar os status do personagem, mas é importante notar que esses upgrades não funcionam no jogo base.
Dado que os inimigos são bastante fortes, esses sistemas novos são essenciais para facilitar o progresso e incentivar a exploração do mapa.
Novas Armas e Itens
A DLC introduz cerca de 50 novos tipos de armas, incluindo Armas de Punho, Garras, Perfumes (para a classe Perfumista), e novas Katanas. Além disso, há novos talismãs, versões mais fortes dos antigos, novas armaduras, magias e cinzas de guerra. Essa diversidade de novos itens e equipamentos oferece aos jogadores uma vasta gama de opções para personalizar e melhorar seus personagens.
Sobre Dungeons e Inimigos
As dungeons em Shadow of the Erdtree receberam uma reformulação significativa. Uma das mudanças mais notáveis é a ausência de chefes repetidos, proporcionando uma experiência única em cada dungeon. Embora o número de dungeons seja menor, elas são maiores e mais elaboradas, oferecendo uma diversidade visual e de design que mantém o jogador intrigado.
Dungeons Maiores e Mais Elaboradas
As dungeons nesta DLC são variadas e geralmente opcionais, mas algumas são essenciais para desbloquear novas áreas do mapa. As Forjas, por exemplo, são dungeons sem chefes que servem para coletar itens valiosos, aumentando sua importância em comparação ao jogo base. Além disso, os Mausoléus com chefes retornam, mantendo um aspecto familiar para os jogadores veteranos.
As dungeons principais, especialmente a Fortaleza das Sombras, são gigantescas e apresentam um design de nível impressionante, possuindo inúmeros acessos, dezenas de níveis e muitos chefes. Esta é, sem dúvida, uma das melhores criações da FromSoftware em termos de design de ambientes nos últimos tempos.
Chefes e Inimigos
Há dezenas de chefes na DLC, com cerca de 10 principais que dropam Lembranças ou itens chave. Dentre esses, aproximadamente quatro são chefes essenciais para completar a DLC. Os chefes são variados e oferecem desafios únicos, mantendo a tradição da FromSoftware de batalhas memoráveis e intensas.
Os inimigos são uma mistura de novos e conhecidos, com uma ênfase significativa em dragões, embora a variedade entre eles seja limitada. Nos mapas, você encontrará soldados e sombras espalhados por todos os lugares, além de inimigos regionais. Um destaque são os Cavaleiros de Fogo, considerados um dos inimigos mais desafiadores, especialmente em combate corpo a corpo. Outro inimigo notável é o Golem de Fogo, que, embora inicialmente difícil de derrotar, se torna mais manejável após você pegar o jeito da batalha.
Está tão difícil assim?
Comecei a DLC no nível 160 e terminei no nível 205, jogando em NewGame+. Para aqueles que estão prestes a finalizar o jogo pela primeira vez, este é um bom momento para entrar na DLC. Se você está no NewGame+, a DLC também se encaixa perfeitamente. No entanto, para NewGame++, a dificuldade pode ser excessiva.
Minha recomendação é iniciar a DLC em NewGame+, pois assim você provavelmente terá todos os Frascos de Estus no máximo e uma boa combinação de itens para builds, oferecendo mais segurança e flexibilidade. Os Fragmentos de Umbrarvore são altamente recomendados, pois escalam significativamente seus status, ajudando a equilibrar o poder dos inimigos e chefes, que são bastante desafiadores.
Performance e Otimização em Shadow of the Erdtree
A experiência de performance e otimização em Shadow of the Erdtree pode variar significativamente dependendo da configuração do hardware. Aqui está uma análise detalhada baseada na minha experiência jogando no PC com um Core i5 10400f, 32GB de RAM e uma RTX 4060.
Desempenho no Hardware Atual
Anteriormente, joguei o Elden Ring vanilla com uma RTX 2060 e, embora o desempenho fosse geralmente bom, havia algumas pequenas quedas de quadros em momentos de muitos efeitos ou nas áreas de ventania dos mapas. No entanto, ao jogar Shadow of the Erdtree com uma RTX 4060, notei uma piora considerável na estabilidade do jogo.
Apesar do jogo não parecer visualmente mais bonito, o desempenho sofreu, principalmente com a introdução do raytracing. Embora o raytracing adicione um toque de realismo às poças de água e outros efeitos de iluminação, ele pesa excessivamente na placa gráfica, resultando em quedas de desempenho significativas.
Necessidade de Melhor Otimização
Uma das principais críticas à performance de Shadow of the Erdtree é a falta de otimização. A ausência de tecnologias como DLSS ou qualquer outra forma de upscaling é uma oportunidade perdida. A implementação dessas tecnologias poderia tornar o jogo mais fluido e melhorar significativamente a experiência do jogador, especialmente durante batalhas intensas contra chefes que soltam múltiplos poderes simultaneamente.
Além disso, a inclusão de um Gerador de Quadros seria uma adição bem-vinda, pois poderia proporcionar um desempenho mais consistente para uma ampla gama de hardware, melhorando a experiência geral de jogo.
Problemas Específicos de Performance
Durante a minha jogatina, encontrei vários problemas de performance que afetam negativamente a experiência:
- Stutterings: Pequenas travadas que ocorrem em momentos críticos, quebrando a imersão e dificultando a jogabilidade, especialmente em batalhas intensas.
- Pop-in: Problemas com o carregamento de texturas, como a grama, que demora para carregar completamente. Mesmo com um SSD NVMe de 4Gbps, esses problemas persistem, sugerindo uma falta de otimização na gestão de texturas e assets do jogo.
Impacto na Jogabilidade
Esses problemas de performance não são apenas incômodos visuais, mas também impactam diretamente a jogabilidade. Em um jogo como Elden Ring, onde a precisão e o timing são cruciais, quedas de quadro e stutterings podem ser a diferença entre a vitória e a derrota contra um chefe difícil. O pop-in e o carregamento lento de texturas podem quebrar a imersão e fazer com que o mundo do jogo pareça menos coeso e realista.
Conclusão
A performance inconsistente e os problemas de otimização são os pontos fracos desta expansão, mas com os ajustes certos, Shadow of the Erdtree tem o potencial de ser uma experiência ainda mais impressionante e imersiva.
Para quem ainda está com dúvidas, Elden Ring: Shadow of the Erdtree promete uma experiência emocionante e recompensadora para os fãs da série, expandindo ainda mais o rico universo criado por Hidetaka Miyazaki e George R. R. Martin. Garanto que assim como o jogo base, a DLC é tão viciante quanto – se você já é um jogador souls – e angustiante tanto quanto qualquer outro jogo do Miyazaki.
Pois então, prepare-se para embarcar em uma jornada épica repleta de mistérios e perigos no Reino das Sombras. Junte-se ao discord oficial.
Elden Ring e Shadow of the Erdtree estão disponíveis para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC.