Quando a pandemia de COVID começou, eu resolvi me aventurar em um tipo de leitura diferente da qual eu já conhecia, a dos webtoons. Então, em meio aos diferentes gêneros, eu resolvi dar uma olhada no que era o boys love fora do eixo dos mangás. Assim, BJ Alex foi o primeiro webtoon BL que eu li completo, uma verdadeira obra prima de Mingwa.
Live Streams e Universidade
A história tem como protagonista Dong-gyun, um rapaz tímido que vive seus dias universitários de maneira quase invisível. Durante as noites, ele passa seu tempo vendo live-streams eróticas e seu streamer favorito é o BJ Alex (BJ é sigla para Broadcast Jockey), que esconde sua identidade por trás de uma máscara.
Sua vida poderia continuar igual se não fosse uma noite em que ele acaba bebendo demais e um dos seus veteranos o leva para casa. Então, lá ele acaba vendo uma marca de nascença que é igualzinha a que Alex tem. Assim, a história dos dois personagens principais dessa história, Dong-gyun e Jiwon (o veterano/Alex), começa.
Um dos mais populares do gênero
BJ Alex é um pouco diferente dos webtoons BL que eu encontrei por aí. Afinal, ele opta por uma arte quase toda preto e branco (com pequenos detalhes de cor aqui e ali), sendo que em geral os webtoons coreanos são todos completamente coloridos. Porém, esse detalhe faz com que ele seja ainda mais único. Não é à toa que ele é um dos títulos mais populares da Lehzin, uma das maiores plataformas de webtoons do mundo.
Além disso, BJ Alex ficou tão popular que até mesmo ganhou uma versão “para todas as idades”. Ou seja, foram cortadas as cenas de sexo, uma coisa que eu simplesmente nunca tinha visto antes com outros títulos.
Sua versão em inglês começou a ser publicada no site em 2018 e finalizou em 2020 com 82 capítulos oficiais mais histórias extras.
A trama entre os dois universitários e seus problemas diários é uma apaixonante (e quente) história que mistura outros gêneros como comédia e drama.
Pontos positivos e negativos
ENTRETANTO, eu já tenho que dizer que, por ser um boys love já mais antigo, ele sofre dos grandes males de obras hentai/smut…. que é o problema do consentimento. Mais de uma vez você irá ver cenas em que o consentimento é ou pouco, ou inexistente, e isso incomoda se você já não for calejado para esse tipo de leitura.
Além disso, Mingwa tem um dedo para fazer personagens lindíssimos, mas com personalidades horrorosas, que é o caso de Jiwon.
Ainda assim, a obra tem muitos pontos positivos. Mingwa consegue construir um roteiro interessante sem ter que apelar para certas situações impossíveis. Na verdade, a maior parte do tempo será apenas a história sobre dois rapazes se apaixonando, com um ou dois probleminhas aqui.
Os personagens secundários da história, principalmente Chanwoo e Myung-Dae (que ganharam suas próprias histórias extras depois), também são muito carismáticos. O fato de cada um ter uma personalidade diferente faz com a história seja ainda mais interessante porque nos faz sentir em um grupo de amigos, em que cada um tem sua individualidade.
Não espere grandes dramas em BJ Alex. Como eu disse antes, a história consiste mais em um dia a dia de dois homens se apaixonando. Portanto, as problemáticas da trama se dão mais nos traumas passados e na personalidade horrível de Jiwon, que precisa entender um pouco mais sobre humildade antes que a gente o perdoe.
Porém, é nessa simplicidade que está a beleza de BJ Alex e na forma como o autor consegue manter os capítulos interessantes mesmo sem nada mirabolante.
Conclusão
Sem previsão para publicação em português, o título está disponível online em inglês pelo Lehzin (mas somente o primeiro episódio é gratuito). Ou então pode ser adquirido os volumes do manhwa pela própria amazon (são um total de nove volumes).