No mundo dos webtoons BL (Boys Love), existem alguns títulos famosos, e eu sempre ouvi falar muito de Red Candy. Alguns anos atrás eu até mesmo comecei a série, mas depois de um fim traumático de segunda temporada, esperei que a história acabasse para voltar à leitura. Agora, em 2024, eu finalmente me dei o prazer te terminar essa história de espionagem, comédia e romance.
Então, com mais de 48 mil assinantes e mais de 240 mil curtidas na sua plataforma em inglês (a Tapas) Red Candy tem como autoria Hanse. Ela teve início, em inglês, em 2020, acabando em 2023 com 102 episódios (95 capítulos + 7 epílogos e um prólogo).
A trama é uma mistura de vários tipos de gêneros e, apesar de ter sido vendida como uma história de espionagem com base em romance, eu tenho cada vez mais chegado a conclusão de que a história sempre quis ser uma comédia.
O espião SS número 1
Na história nós temos o espião SS número um de sua agência, Red Candy. Após roubar alguns documentos ultrassecretos, ele vai monitorar um alvo em potencial.
Então, com foco em achar um professor que desapareceu após trabalhar anos em uma planta de armas militares, o agente vai atrás do filho do professor, Hajun Park, também professor universitário.
A expectativa é que o alvo contate sua família. Entretanto, o agente Candy não esperava que uma série de eventos acabasse aproximando ele de Hajun de uma maneira inesperada. Assim, focado no seu monitoramento, ele acaba se tornando amante de Hajun.
Agora que as coisas se complicaram, não há mais como voltar atrás. Portanto, Candy terá que usar todo o seu conhecimento como espião para interpretar seu papel de maneira exemplar.
Análise do enredo
Como eu disse, a série foi vendida como uma história de espionagem, mas essa também é a maior problemática da trama. Afinal, enquanto o agente Candy deveria ser um espião classe SS, as trapalhadas do protagonista acabam fazendo com que a veracidade da trama caia por terra. Assim, torna-se uma obra mais cômica do que qualquer outra coisa. Ainda há cenas de ação, luta e até mesmo mistério, mas esse não é o foco e, quando se entende isso, a história acaba se tornando mais prazerosa.
Além disso, o relacionamento de Hajun e Candy, ou Shihyeon (nome que ele usa durante sua infiltração como pessoa comum), é divertido e bastante sensual.
Na verdade, enquanto eu discutia com outras pessoas sobre a obras, nós chegamos a conclusão de que ela é dividida em 5 capítulos de história e ação e 5 capítulos dos dois protagonistas na cama. É obviamente um webtoon que abraça o smut e não deixa a peteca cair até o fim da trama.
Apesar de, como leitora de BL, a gente já meio esperar que o sexo seja algo comum nos capítulos, confesso que às vezes eu já estava enjoada de ser sempre a mesma coisa. Parece que os protagonistas simplesmente não conseguiam passar um dia sem estar se pegando. Não havia espaço nem para respirar, e o que antes era bastante quente, acaba caindo no comum depois de duas temporadas.
Um começo bom, um final nem tanto
A série tem três temporadas de história principal, sendo as duas primeiras com certeza a parte mais marcante.
Mesmo que o romance seja muito importante na trama, nessas duas primeiras partes nós temos ainda a questão da espionagem como algo bem presente. Isso gera um milhão de dúvidas e nos faz criar uma certa ansiedade para o próximo capítulo. Enquanto isso, a terceira — e última — temporada é… uma bagunça.
Não que seja ruim, eu ainda acho que, em retrospecto, o resultado final é bom. Porém, fica muito claro que qualquer experiência sobre espiões acabou ali, mesmo que devesse ser uma temporada apenas focada em ação. No fim, acaba sendo um vai e vem de Hajun e Candy em encontros e desencontros numa batalha de ficar ou não ficar juntos.
Sinceramente? Até cansa, em certo ponto parece que a trama principal ficou abandonada. Contudo, nesse momento eu já tinha desistido de qualquer desenvolvimento mais profundo do plot e estava apenas para ver a onde iria dar.
Eu tenho tantas críticas à história que parece que eu odiei, mas é justamente o contrário. Gostei TANTO da história que não consigo não deixar de apontar esses pontos fracos, pois acho que ela poderia ser INCRÍVEL, enquanto o resultado final foi… bom.
Vale a pena?
Ainda assim, com todos esses pormenores, Red Candy tem muita coisa boa, tanto que faz valer a pena a leitura mesmo com todas essas críticas. Para qualquer fã de BL — e de webtoon —, acho que é uma escolha segura em uma série finalizada que tem um bom resultado (mesmo que pudesse ter sido muito melhor).
Há boatos de que meu personagem favorito, o agente Uno, vai ganhar seu próprio spin-off, e eu estou ansiosa para que isso se revele verdade. Afinal, acho que ele é o próprio espião que nós esperávamos que o Candy fosse.
Enfim, Red Candy não morre na praia, mas tem uma impressão inicial tão forte que faz com que seu fim se revele fraco demais diante às expectativas geradas pelas duas primeiras temporadas. Mesmo assim, é divertido, é romântico e entrega um pouco de toda farofa que amantes de BL gostam. Portanto, é uma leitura que eu recomendaria de olhos fechados para os fãs do gênero.