A SM Entertainment comunicou que Seunghan, integrante do mais novo boygroup da empresa, o RIIZE, entrará em hiato por tempo indeterminado.
A decisão foi feita por conta do vazamento de um vídeo em que o astro aparece fumando, conduta vista como extremamente imprópria na Coreia do Sul.
Por meio de uma nota oficial na rede social do grupo, a agência também afirmou que irá tomar medidas legais contra a pessoa que vazou o vídeo.
Confira o pronunciamento completo e traduzido:
Olá, aqui é a SM Entertainment.
Gostaríamos de transmitir uma mensagem sobre Seunghan, membro do RIIZE.
Seunghan sente muito e está refletindo sobre a decepção e confusão que causou não apenas para o seu time, mas também para seus fãs devido à questões relacionadas à sua vida pessoal que foram recentemente vazadas e distribuídas sem permissão através das redes sociais e comunidades on-line.
Com isso, Seunghan sentiu um peso e responsabilidade e, após uma profunda consideração, expressou sua intenção de parar suas atividades pelo bem do time.
Julgamos que seria injustificável continuar as atividades sob tais circunstâncias e decidimos suspender as atividades indefinidamente, respeitando a opinião pessoal dele de não querer causar novos danos ao time e aos membros.
Portanto, a partir de hoje (22 de novembro), o RIIZE promoverá com 6 membros, sem Seunghan.
Embora seja uma situação repentina, foi decidido através de uma discussão cuidadosa com o próprio artista. Pedimos a generosa compeensão dos fãs e sentimos uma grande responsabilidade por negligenciar a gerência dos nossos artistas mesmo antes do debut deles.
Mais uma vez, pedimos profundas desculpas aos fãs. Porém, os vídeos e fotos que estão atualmente sendo vazados e distribuídos sem permissão foram tirados em ocasiões particulares como trainee antes do debut e foram reproduzidos várias vezes para causar mal-entendidos através de uma edição secundáriaa, como usar capturas de vídeo usando vídeos com fontes identificadas.
Além disso, a pessoa responsável pelo vazamento e distribuição dos vídeos e fotos inventou e distorceu informações que foi diferente dos fatos usando conversas que não existiam e técnicas maliciosas para criar informações infundadas e falsas.
Eles estão continuamente cometendo atos sérios de difamação contra artistas. Assim que ficamos cientes dos fatos acima, imediatamente começamos a monitorar e coletar uma quantidade significante de evidências, identificando aqueles que vazaram e distribuiram as informações sem permissão, e planejamos fazer um BO na delegacia na tarde de hoje.
Além disso, estamos considerando tomar ações legais contra a pessoa específica, não apenas pela difamação do artista mediante vazamento e distribuição, mas também por vários atos ilegais como crimes cibernéticos e ameaças.
Por nossos artistas e times bem como pelo pelo bem dos fãs que os amam, planejamos tomar forte ação legal sem qualquer acordo ou leniência contra todos atos secundários de danos, como criar, espalhar, expandir e reproduzir rumores indiscriminados relacionados aos artistas.
Continuaremos fazendo nosso melhor para proteger nossos artistas.
Obrigado.
Além disso, Seunghan também postou o seguinte pedido público de desculpas em sua conta na rede social Weverse:
“Olá, meu nome é Seunghan.
Peço sinceras desculpas por minhas ações passadas que magoaram muitas pessoas. Estou refletindo sobre mim mesmo e quero expressar minhas desculpas aos fãs e aos membros do RIIZE que me apoiaram.
Reconheço os danos causados durante um momento crucial e estou comprometido com a autorreflexão para me tornar uma pessoa melhor.
Mais uma vez, peço desculpas aos membros, fãs e equipe.”
O grupo debutou em setembro deste ano, mas já possui uma grande fanbase, a Briize, que está apoiando o cantor nesta polêmica. Assim, nas redes sociais, podemos ver várias hashtags com os dizeres “RIIZE é 7, não 6”, fazendo referência ao número de integrantes.
Apesar de todo o apoio, os fãs não estão tão otimistas quanto a permanência do ídolo no grupo. Afinal, as empresas têm uma postura rídiga com os artistas em casos como este.