Melissa Buzzatto
    Melissa Buzzatto
    Futura letróloga que carrega o clichê de ser apaixonada por leitura e escrita. Comprei tantos livros por indicação do booktok que agora não há mais espaço pra mim em meu próprio quarto. Dorameira de carteirinha e adoradora de animes que me façam chorar até desidratar. Cai nos encantos do kpop e não me arrependo. Sou uma sonhadora que ainda espera pelo retorno do My Chemical Romance, e isso diz muito sobre mim.

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    Red Hot Chilli Peppers | Suco Apresenta

    Novembro será um mês apimentado para quem curte o rock n’ roll de Red Hot Chilli Peppers! Após quatro anos desde sua última visita ao país, a banda norte-americana retorna com a sua aclamada turnê de estádio Unlimited Love Tour e promete agitar cinco cidades brasileiras com uma das atrações mais aguardadas do ano. 

    Seja você criança, jovem ou adulto, é quase impossível que nunca tenha ouvido pelo menos um sucesso de uma das bandas de maior renome mundial quando o assunto é rock alternativo. Mas se você ainda não conhece muito sobre os Chilli Peppers e quer saber mais, continue lendo que o Suco Apresenta de hoje te conta tudo! 

    California, show your teeth

    O estado da Califórnia foi o berço em que RHCP, no ano de 1983, deu os primeiros sinais de uma vida próspera e icônica no cenário da música. Originada em Los Angeles, a banda tem como formação mais famosa Anthony Kiedis (vocal), Flea (baixo), John Frusciante (guitarra) e Chad Smith (bateria), responsáveis por mesclar, de maneira única, elementos do rock, punk, funk e de outros gêneros musicais, tornando-os pioneiros e grandes influenciadores do rock alternativo que conhecemos atualmente. Entretanto, a dinâmica das coisas nem sempre foi essa…

    Antes de ser Red Hot, a banda foi, mesmo que só por uma noite, Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Em dezembro de 92, Anthony Kiedis, juntamente com Flea e Hillel Slovak, realizou a abertura de um show para a banda Gary and Neighbour’s Voices, no clube Rhythm Lounge (Los Angeles), convidado pelo vocalista Gary Allen. A recepção do público de cerca de 30 pessoas foi extremamente positiva, fazendo com que o (agora) Red Hot Chilli Peppers voltasse a tocar, semana após semana, em diversos clubes por Los Angeles, com o auxílio de Jack Irons na bateria.

    Desde o início, Red Hot conta com composições próprias em seu repertório, que engordava conforme os shows iam rolando. Não demorou muito para que eles conseguissem reunir seis canções para uma primeira demo. Foi assim que, como o ardor de uma pimenta que atinge nossas papilas gustativas quando provamos dela, o grupo caiu na boca do povo e, rapidamente, passou a fazer um sucesso estrondoso. 

    A lista de influências da banda conta com nomes da cena punk como The Germs e Black Flag, além de Parliament-Funkadelic e Sly & the Family Stone, artistas do funk e do rock americano. 

    Discografia e trajetória 

    Tais referências ficam claras desde seu primeiro álbum, homônimo, lançado em 1984. Partindo disso, a banda criou seu próprio estilo de som, carregado de atitude e irreverência, ganhando reconhecimento como uma das mais importantes dos anos de 1990. 

    Em seguida, RHCP lançou Freaky Styley (1985) e The Uplift Mofo Paty Plan (1987), últimos álbuns gravados com Slovak, falecido em 1988. Poucos meses depois, John Frusciante assume como guitarrista do grupo, fazendo sua estreia em Mother’s Milk (1989). Como homenagem ao amigo e membro-fundador Slovak, a banda incluiu a faixa Knock Me Down, lançada como single do disco. 

    O sucesso veio mesmo com Blood Sugar Sex Magik (1991), produzido por Rick Rubin, e conta com os hits Give it Away e Under The Bridge. Neste período, a banda voltou a passar por problemas em sua formação: Frusciante saiu e Dave Navarro entrou. O ex-Jane ‘s Addiction participou de One Hot Minute (1995), além de gravar Love Rollercoaster, canção que faz parte da trilha sonora do filme Beavis e Butt-Head Detonam a América (1997). 

    Em 1999, ocorreu a saída de Dave Navarro, com Frusciante voltando para gravar o aclamado Californication. O guitarrista permaneceu na banda durante mais dez anos, tendo participado de By the Way (2002), com direito a show no Brasil e, quatro anos depois, de Stadium Arcadium

    Três anos depois, John Frusciante anunciou a sua saída do grupo (de novo!). Desta vez, quem o substitui é Josh Klinghffer, que já havia tocado com os Chilli Peppers durante alguns shows da turnê do nono disco da banda. Foi só em 2011, quando com I’m With You, décimo disco de sua carreira, que a banda retornou aos estúdios. 

    Até então, todos os álbuns de Red Hot Chilli Peppers contavam com a produção de Rick Rubin. Entretanto, o cenário mudou com o lançamento de The Getaway (2016), assinado por um novo nome: Danger Mouse. Nesse meio tempo, Frusciante retorna, em 2019, como membro da banda.

    Em abril de 2022, Rubin volta a ser produtor do quarteto californiano, assim como Frusciante marca presença com seus riffs de guitarra em Unlimited Love, décimo segundo álbum de estúdio de RHCP. No mesmo ano, o público recebe Return of the Dream Canteen, disco formado por faixas gravadas durante as sessões de Unlimited Love.

    Ao longo de quatro décadas de estrada, a banda continua a criar músicas novas e emocionantes, capazes de lotar estádios ao redor do mundo, ao mesmo passo em que explora novos territórios sonoros e permanece relevante no cenário musical. 

    Além dos inúmeros fãs que acompanham RHCP em seus shows, outros fatores que refletem o sucesso inegável do grupo são os diversos prêmios – mais de 30, contando com os seis Grammy Awards – e as milhões de vendas de álbuns em todo o globo.

    Relevância além do som

    RHCP foi e continua sendo marcante na indústria musical, não somente por sua sonoridade, mas também por sua maneira excêntrica e diferenciada de expressão através de videoclipes e apresentações ao vivo.

    Uma de suas obras mais famosas é o clipe de Californication, vencedor de dois MTV Video Music Awards e um MuchMusic Video Awards, lançado em 1999. No vídeo, o espectador acompanha uma gameplay de um personagem que anda em seu snowboard enquanto o quarteto toca a canção ao fundo.

    Lembrado por muitos com muito carinho e nostalgia, o videogame de Californication nunca foi uma realidade, embora muita gente sonhasse poder jogá-lo um dia. Foi então que, mais de 20 anos depois do lançamento oficial do clipe, o desenvolvedor Miquel Camps Orteza resolveu disponibilizar uma versão jogável do game.

    Lançado em fevereiro de 2022, Californication — The Videogame foi disponibilizado para download em Mac e PC e trouxe momentos icônicos do vídeo musical, possibilitando que os jogadores assumam o lugar de um dos quatro membros de RHCP e explorem diversas cenas de forma interativa ao longo de sete fases repletas de metas e pontuações, cumprimento de desafios e coleta de elementos especiais para progredir. Incrível, né?

    Além de seu próprio jogo, Red Hot fez parte da trilha sonora da vida de jogadores de diversos games icônicos como Tony Hawk’s Pro Skater 3, Guitar Hero III, Rock Band (1, 2, 3 e 4), além dos atuais WWE 2K23 e Fortnite.

    Red Hot no Brasil

    A história do quarteto com o Brasil vem desde 1993, ano em que fizeram sua estreia por aqui no finado Hollywood Rock. Durante a quinta edição do festival, RHCP tocou em São Paulo e Rio de Janeiro ao lado de nomes como NirvanaAlice in Chains e L7.

    A apresentação histórica levou Mocidade Independente, renomada escola de samba, aos palcos montados na Praça da Apoteose. Em sua biografia Scar Tissue, o vocalista Anthony Kiedis conta mais sobre sua experiência na favela do Rio de Janeiro e sobre como surgiu a ideia para tal parceria. O momento foi registrado e está disponível no YouTube. Vale a pena conferir!

    Depois disso, RHCP veio ao Brasil diversas vezes, entregando apresentações únicas e memoráveis. E, num ano lotado de atrações incríveis, nosso país tropical está prestes a ficar ainda mais quente. A banda californiana passa por aqui, em novembro, para tocar em cinco cidades:

    • 04 de novembro – Rio de Janeiro – Estádio Engenhão Nilton Santos
    • 07 de novembro – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
    • 10 de novembro – São Paulo – Estádio do Morumbi
    • 13 de novembro – Curitiba – Estádio Couto Pereira
    • 16 de novembro – Porto Alegre – Arena do Grêmio

    Se você não quer ficar de fora da Unlimited Love Tour, acesse Eventim, canal oficial de compras, para mais informações sobre preços e setores disponíveis. Não perca tempo!

    https://www.eventim.com.br/artist/rhcp-001/

    Até o momento de publicação desta matéria, somente os ingressos para o show em São Paulo, no Morumbi, encontravam-se esgotados.
    Melissa Buzzatto
    Melissa Buzzatto
    Futura letróloga que carrega o clichê de ser apaixonada por leitura e escrita. Comprei tantos livros por indicação do booktok que agora não há mais espaço pra mim em meu próprio quarto. Dorameira de carteirinha e adoradora de animes que me façam chorar até desidratar. Cai nos encantos do kpop e não me arrependo. Sou uma sonhadora que ainda espera pelo retorno do My Chemical Romance, e isso diz muito sobre mim.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias