Nos últimos anos, observamos uma mudança notável no cenário dos jogos eletrônicos, com uma redução gradual da ênfase nas campanhas single player, que tradicionalmente têm sido o pilar central da experiência de muitos jogadores. Enquanto os títulos multiplayer online e os jogos de serviço ao vivo ganham cada vez mais popularidade, surge a questão: por que os games atualmente não estão mais dando tanta ênfase às campanhas single player?
Para entendermos essa mudança, é crucial observar a evolução da indústria de jogos. No passado, as campanhas single player eram o foco principal, oferecendo narrativas ricas, personagens memoráveis e uma experiência imersiva. No entanto, com o advento da conectividade online e o crescimento exponencial das comunidades de jogadores, os estúdios começaram a se adaptar para atender a essa nova demanda.
O surgimento dos eSports e a maior procura por competitividade nos games
O aumento da importância dos games competitivos levou a criação de um cenário sólido de esportes eletrônicos (eSports). Cada vez mais, os desenvolvedores passaram a seguir essa tendência em seus jogos, criando um ambiente que privilegie muito mais a gameplay, do que do que outros elementos do game, como roteiro e desenvolvimento de personagens.
Essa tendência é acompanhada por quase todo o mercado. Para se ter uma ideia da importância que os eSports possuem hoje, praticamente todos os seus campeonatos são transmitidos, seja através do streaming, ou TV por assinatura. Os eventos também possuem cobertura de sites de apostas online como a NetBet, que permitem com que os fãs também façam seus palpites durante as partidas.
Nesse cenário, onde os jogadores agora buscam a interação e a competitividade em tempo real, conectando-se com amigos e desafiando jogadores ao redor do mundo. Essa mudança de paradigma não poderia deixar de ser acompanhada pelas desenvolvedoras. Os lucros com games desse tipo aumentaram bastante nos últimos anos, o que fez com que as empresas passassem a investir mais nesse modelo de criação.
Entretanto, ainda existe uma parte do público que demanda games com a boa e velha campanha single-player. Apesar de as tendências atuais não serem favoráveis a uma volta dos games nesse modelo, existe a esperança de uma volta?
As campanhas single-player podem voltar a ser relevantes para o mercado?
É importante saber, em primeiro lugar, que desenvolver um game com uma campanha single-player complexa não é algo barato, muito pelo contrário. Isso porque além do gameplay, o jogo precisa ter bons elementos de narrativa e um roteiro com um bom desfecho, capaz de prender a atenção dos jogadores. Todos esses elementos encarecem a produção do game, fazendo com que eles se tornem “inviáveis” dentro do mercado atual.
Entretanto, como essa base de fãs que curtem esse tipo de campanha costuma ser bastante fiel, as empresas têm buscado focar em boas narrativas, além, é claro, de um bom multiplayer. Um bom exemplo disso foi o reboot feito pela Infinity Ward de Call of Duty: Modern Warfare e Modern Warfare 2, que reconstrói os momentos épicos da campanha dos games lançados na década passada.
Além de Call of Duty, a franquia Battlefield já sinalizou que pode reintroduzir as campanhas single-player em breve. Já é um bom começo para um novo “equilíbrio” entre os jogadores mais novos, que focam no multiplayer competitivo e os mais antigos, que curtem jogar uma boa história do início ao fim.