Desenvolvido e publicado pela Merge Games, Smalland: Survive the Wilds se passa em um mundo de fantasia no qual os jogadores são diminuídos a tamanho de insetos onde sobreviver é explorar um mundo de possibilidades e perigos.
“Antes do tempo dos gigantes, nós vivíamos livremente sob o Sol e a Lua. Séculos se passaram, mas aquelas histórias sobre o mundo da superfície foram passadas de geração em geração. Agora os gigantes se foram, e você, Vanguarda, deve se aventurar pelas terras selvagens mais uma vez, em uma missão urgente. Tenha coragem e não hesite…”
Explore a imensa “Terra dos Pequenos”
Logo no início o jogo apresenta um tutorial bem completo com NPC’s interessantes que o jogador encontrará durante o primeiro momento de exploração no mundo Smalland mantendo sua atenção em uma pequena aventura guiada. Temos também um pequeno menu de customização para personagens e informações para o jogador criar seu próprio server.
Foco na elaboração e construção
Os jogadores devem reunir recursos e usá-los para criar ferramentas, armas e estruturas para sobreviver. O sistema de criação é bem projetado e oferece boa profundidade, com opções de personalização e experimentação tornando o jogo bem movimentado ainda e com o diferencial a possibilidade de adestramento de criaturas para uso das mesmas como montarias o que é imprescindível nos jogos de sobrevivência de mundo aberto.
O mapa é grande e traz mudanças de estações climáticas sendo a tempestade um de seus vários inimigos. O jogo mostra certa dificuldade para jogadores solo, podendo ser tornar muito complicado adestrar novas criaturas e explorar os biomas com a curva de aprendizado dada pela jogabilidade em si, o modo multiplayer acaba por ser mais indicado para novos jogadores sem muita experiência em jogos de sobrevivência podendo ser jogado com até 10 jogadores ao mesmo tempo.
Mecânica de Sobrevivência
Falando em mecânica de sobrevivência, Smalland é desafiador. O jogador deve controlar sua fome, sede e saúde, tendo cuidado para não se aproximar demais de criaturas perigosas tais quais Besouros, Formigas e Vespas. No entanto, o jogo oferece oportunidades para reunir recursos e construir uma base facilmente e ainda um sensor diferenciado possibilitando a coleta de materiais para sobrevivência mesmo nos ambientes mais difíceis.
Os gráficos do jogo são dignos de nota, com belos e detalhados ambientes no estilo Fantasy que ganham vida com muita atenção aos detalhes como por exemplo: pode-se até ter uma base em cima de arvore com seu próprio elevador controlado por um gnomo. O design de som também é excelente, com uma variedade de efeitos sonoros atmosféricos que contribuem para uma experiência de imersão mais envolvente do jogo.
Experiência em Acesso Antecipado
No geral, Smalland é um jogo de mundo aberto de sobrevivência e construção bem elaborado que oferece uma experiência atraente. Ainda que em acesso antecipado seu foco na criação e exploração, juntamente com seus belos gráficos e design de som excelente, o tornam uma ótima escolha para os fãs do gênero contando com pelo menos 40h de gameplay com npc’s e Tarefas que te guiam no grande jardim.
A performance se encontra satisfatória sem muitos problemas para rodar. Considerando este um jogo ainda em Acesso Antecipado, a pagina do desenvolvedor mostra patches e updates recentes e planejamentos futuros demonstrando certa responsabilidade com o público.
Texto por Renata