Akino, cantora de animesong responsável pelas aberturas de Sousei no Aquarion, esteve no Ressaca Friends 2022 com seus irmãos Akashi e Kanasa. O trio de irmãos, que compõe o grupo bless4, também deu voz para aberturas de animes como Amagi Brilliant Park e Kantai Collection.
Então, dos Estados Unidos a Okinawa, os irmãos se misturaram bem com o jeito tropical de ser brasileiro. Assim, tiveram uma conversa bastante animada com a imprensa presente para a entrevista. E é com as perguntas nossas e dos demais credenciados que você fica sabendo agora um pouco mais sobre a história e a carreira do grupo!
Akino, como é a experiência de fazer dueto entre irmãos?
Akino: Já fiz um dueto com meu irmão mais novo e dá uma certa vergoinha de acabar cantando coisas como “quero te amar”, “quero te encontrar”, “quero te proteger” numa canção de amor de cara com um irmão, mas como é um trabalho, dá pra manter uma certo distanciamento. *risos*
O que vocês estão achando do Brasil e por acaso vocês já ouviram algo num estilo brasileiro em suas carreiras?
Akashi: Já ouvi música de capoeira, eu adoro!
Akino: Eu queria muito ir no carnaval! É a minha primeira vez aqui ainda, mas já consegui aproveitar a comida daqui. A carne é ótima! E gostei muito de como as pessoas aqui são tão gentis e calorosas.
Kanasa: Aqui é muito divertido, sim!
Akashi: E as pessoas aqui são lindas, me faz até pensar em casar com uma brasileira. *risos*
Vocês tem alguma ideia de produzir um clipe musical destacando o nosso país ou alguma coisa desse gênero? Ah, e você parece muito com o Thor! (apontando para o Akashi)
Akino: Nossa, eu adoraria fazer isso, com certeza!
Akashi: Queremos muito sim, por favor nos chamem mais vezes que com certeza da próxima vez iremos querer gravar!
Kanasa: Nós vamos ficar pouco tempo aqui, só até terça, mas com certeza a gente curte a ideia para a próxima vez!
Como foi construir uma carreira musical entre irmãos?
Akashi: Bem difícil. *risos*
Akino: Ah, mas já estamos nessa tem uns vinte anos já! A maior parte dos grupos ficam alguns anos, dois ou três e cada um parte seus caminhos, mas nós continuamos durante um longo tempo juntos. Trabalhar juntos em empregos de meio período também ajudou bastante. *risos*
Akashi: E todo mundo aqui sabe atuar bem, então dá pra fazer parecer que todo mundo se entende *risos*
Kanasa: Mas sabe, justamente por sermos irmãos que entre dificuldades e desavenças aqui e ali, todos conversamos juntos, comemos coisas gostosas juntos e cuidamos um do outro e isso me deixa bem animada em continuar firme rumo aos nossos vinte anos de carreira.
Akashi: E tem até uma coisa engraçada nisso. Tem vezes que a gente até se desentende antes mesmo de começar um show e mesmo fazendo tudo certo a harmonia fica meio esquisita. Então se algo parece esquisito no show de amanhã é porque a gente tá brigado. *risos*
E como vocês chegaram até a carreira musical? O que levaram vocês a isso? E como foi o caminho para criar uma abertura de anime?
Akashi: Tudo começou desde o nosso pai, que queria muito que os filhos seguissem a carreira do entretenimento. Todo mundo recebeu esse incentivo desde cedo.
Akino: E depois de uns dois anos de grupo a Yoko Kanno assistiu a um show nosso e desde então ela nos ajudou muito na carreira. Ela quem nos orientou pra cada um de nós desenvolver nosso canto de acordo com nossas aptidões vocais. E então a Kanno ficou interessada em me escolher para cantar o tema de Sousei no Aquarion e por isso sou muito grata.
Akashi: E de lá pra cá não deu mais pra fugir das anisongs. *risos*
Eu tenho uma pergunta não muito haver com a banda, mas qual a descendência de vocês? Vocês são japoneses, mas percebo um traço aqui e ali meio diferente, como se vocês tivessem uma descendência, por exemplo, europeia ou algo do tipo.
Akashi: A verdade é que a gente veio do espaço. *risos*
Kanasa: Somos de Okinawa. O avô do nosso pai é de Miyakojima e a aparência das pessoas lá são mais deste tipo mesmo. Não temos tanto certeza assim, mas acho que parte da descendência é inglesa. E mesmo no Japão a gente ouve um “vocês são japoneses mesmo?” aqui e ali.
Geralmente a gente que canta e se envolve com música tem algum instrumento favorito. Vocês chegam a ter algum favorito ou mesmo tocam algum instrumento?
Akashi: No nosso caso o único instrumento que tocamos é a voz mesmo. Mas geralmente as músicas são compostas no piano ou no violão.
Akino: Eu gostaria de tocar teclado e bateria. E shamisen!
Kanasa: Quando eu era pequena eu tocava piano e shamisen. O piano eu tocava desde o ensino fundamental e o shamisen passei a tocar quando cheguei em Okinawa.
Continuando ainda no assunto sobre Okinawa, eu queria uma opinião de vocês. Okinawa é de uma parte do Japão, enquanto Tokyo é outra e Hokkaido é outra e pode não parecer para a gente, mas são lugares bem diferentes. Cada lugar tem seu dialeto e seu jeito de falar, que é diferente do japonês padrão. Como foi para vocês essa diferença na hora de lidar com a carreira musical em Tokyo?
Akashi: Sim, a diferença é enorme! O jeito de se falar em Okinawa e em Tokyo é totalmente diferente, mas de um jeito ou de outro lá em Okinawa ainda se fala japonês. Acaba tendo diferenças mais na pronúncia mesmo.
Kanasa: No começo foi um problemão. Quando chegamos no Japão dos Estados Unidos, nós tivemos que estudar bastante japonês; e aí, além disso em Okinawa a gente ainda tinha que prestar bastante atenção nas diferenças para o japonês de lá. E volta e meia nas firmas rolava uma advertência do tipo, “Ah, não é assim que se fala”, “Não é desse jeito”. Foi bem difícil.
Parabéns pelo trabalho duro! (otsukaresama desu!)
Todos: Obrigado, obrigado *risos*
Para encerrar uma entrevista tão calorosa e bem humorada, Akino, Kanasa e Akashi se juntaram num excelente acapella para fechar o papo com chave de ouro!
Ver essa foto no Instagram
E que o bless4 possa voltar mais vezes sim para o Brasil!