O projeto “Cultura Nipo Brasileira” marca presença em Piracicaba dentro da programação da 7ª Festa Oriental Japão na Praça com uma exposição fotográfica.

A mostra conta com o patrocínio da OJI Papéis Especiais e mostra registros de eventos de cultura nipo-brasileira realizados em Piracicaba entre 2017 e 2019 pelo fotógrafo Marcelo Fuzeti Elias. O evento acontece na Praça José Bonifácio nos dias 29 e 30 de junho, com entrada gratuita.

As fotos foram feitas para a edição do livro 100 Anos da Imigração Japonesa em Piracicaba e mostram detalhes de apresentações artísticas musicais com tambor tradicional japonês, danças folclóricas, artes marciais e também o jardim com inspiração japonesa situado na Estação da Paulista.

A proposta do projeto “Cultura Nipo Brasileira” é a de apresentar a cultura japonesa e sua migração para o Brasil e suas interações com o cotidiano através das similaridades e diferenças.

“Aprendizado e respeito” são duas palavras que resumem a convivência de dois anos do fotógrafo piracicabano Marcelo Elias com a comunidade japonesa. Foi um período de contato com histórias incríveis de sofrimento, dedicação e amor. A comunidade japonesa acolheu o projeto de forma sincera e carinhosa. Nesta exposição, será expressada o grande e cordial agradecimento à comunidade japonesa de Piracicaba.

O projeto “Cultura Nipo Brasileira” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura com o apoio do Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba e patrocínio da OJI Papéis Especiais. “À cultura japonesa toda a nossa admiração e reverência. Trata-se de um povo que valoriza a natureza e demonstra profundo respeito pela nação brasileira”, declara Mônica Salles, responsável pela Comunicação e Sustentabilidade da Oji Papéis Especiais.

Serviço:

Local: Japão na Praça – Praça José Bonifácio na Catedral de Piracicaba
Data: 29 e 30 de junho
Horário: sábado das 12h às 22h e domingo das 10h às 18h
Entrada gratuita