No fim de semana, dias 19 e 20 de agosto, rolou o 16º Festival de Cultura Coreana, e essa edição foi especial, já que também comemora 60 anos de imigração coreana no Brasil, e não poderia ter sido em outro lugar se não o bairro do Bom Retiro em São Paulo.

A tradicional praça que dá boas-vindas para todos que descem na estação Tiradentes foi coberta de atrações de todos os tipos, desde alimentações típicas, bebidas, lembrancinhas que remetiam aos dramas e grupos de música sul coreanos, além de atrações no palco principal e no estande da patrocinadora oficial, a Hyundai.

O festival que estava SUPER cheio, com um público recorde de 95 mil pessoas no fim de semana, foi um grande sucesso, e para aqueles que não chegavam cedo, seria uma batalha para entrar nas longas filas das barraquinhas de comida, não é por menos, já que tudo que eu pude experimentar estava uma delícia.

Muito importante também dizer que havia comida típica de outros países que também tem imigrantes presentes no Bom Retiro, como é o caso da Bolívia.

Outra atração que estava bem popular era a opção de aluguel de Hanbok (roupa típica) para tirar fotos e fazer registros. Eu, que apenas tinha visto o desfile de anos anteriores, realmente amei essa oportunidade, já que para mim as duas melhores maneiras de conhecer uma diferente cultura é pela comida e pela moda.

Além das barraquinhas também tivemos um palco principal recheado de atrações, desde o tradicional concurso de K-Pop Festival, até a estreia do grupo GaMuSeong de artes tradicionais coreanas, e o Samulnori Hanullim, grupo de percussão tradicional coreana. Uma das minhas atrações favoritas foi o cantor de ópera que trouxe o clássico Barbeiro de Sevilla.

Em paralelo aconteceu a exposição de fotografias “Rastros de 60 anos da Imigração Coreana no Brasil”, realizada no Acervo Histórico de São Paulo (também na praça), que ficará até dia 30 para quem não pode comparecer no festival.

Fomos convidados a experimentar algumas das amostras que foram organizadas pela Korea Agro-Trade Center. E meu favorito foi o chá de Yuja que eu provei quente, mas também quero logo experimentar a versão gelada.

16 festival de cultura coreana snacks
Foto: @sucodm

A organização do evento foi incrível e ofereceu para o Suco de Mangá, e para o resto da imprensa, um kit onde pudemos experimentar ainda de snacks e do clássico Makgeolli de uva verde, um vinho de arroz que parece muito com um refrigerante bem gostosinho e suave.

Agradecemos mais uma vez pelo convite e estamos ansiosos para ano que vem!