Anúncio

O mais legal dessa profissão de seiyuu e dubladores em geral é poder dar voz à personagens animados. Alguns profissionais são tão bons que conseguem mudar seu tom de voz, o que dá mais personalidade aos personagens. Há mulheres que fazem papéis de homens e vice-versa. E nessa lista, selecionei alguns seiyuus e dois de seus personagens completamente opostos.

Daisuke Namikawa (Yukio Tanaka e Ulquiorra)

seiyuu Daisuke Namikawa

Eu pesquisei várias vezes e confirmei em vários lugares, mas mesmo assim, é meio estranho pensar que o Tanaka tem a mesma voz de Ulquiorra, já que a voz dele é bem mais sutil do que de Ulquiorra, que tem uma voz bem mais grave. Mas são dois personagens bem diferentes um do outro, o que acentua o talento de Namikawa como seiyuu.

Kappei Yamaguchi (Ranma Saotome e L)

seiyuu Kappei Yamaguchi

Não sei vocês, mas assisti Ranma ½ dublado na TV aberta, então só fui conhecer a voz do personagem principal há pouco tempo. Enquanto Death Note assisti legendado, e já estava acostumada com a voz do L. Mas descobrir que é o mesmo seiyuu que faz a voz de ambos me surpreendeu. São dois personagens realmente diferentes e com vozes diferentes também. Um ótimo trabalho de Kappei.

Ryo Horikawa (Vegeta e Shun)

seiyuu Ryo Horikawa

Talvez essa seja a dupla de personagens mais distinta de todas. Ambos os animes, Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco, a maioria das pessoas assistiu dublado, então não tem base para fazer a comparação. Mas é o mesmo seiyuu no Japão que faz as vozes de Vegeta (em DBZ apenas) e Shun. Uma coisa que podemos perceber assistindo ao anime com as vozes originais, é que Vegeta não tem a voz tão grossa como na dublagem brasileira e Shun não tem a voz tão suave como no Brasil. É interessante ver esse contraste.

Mariya Ise (Guila e Reg)

seiyuu Mariya Ise

Mariya já fez mais de um papel como homem, mas ela sempre surpreende. A voz de Reg não é afeminada ao ponto de ficar na cara que é uma seiyuu. Se encaixou perfeitamente, ainda mais que Reg é uma criança, então não tem a voz grossa naturalmente. Enquanto Guila já tem a voz afeminada, mas um tanto grave. Os dois personagens contrastam bem, e Mariya fez um ótimo trabalho com ambos.

Romi Park (Nana e Edward Elric)

seiyuu Romi Park

Romi é uma mulher muito talentosa. Fez a voz de diversos personagens homens e mulheres, dando personalidade para cada um, e se adequando a personalidade, gênero e idade. É uma profissional bem completa. Eu nem imaginava que a voz de Nana e Ed era a mesma, de tão bem feito. Ambas as vozes são puxadas para o grave, mas elas não são semelhantes.

Marina Inoue (Armin Arlett e Momo Yaoyorozu)

seiyuu Marina Inoue

Mais uma seiyuu com muitos talentos e muito trabalho a fazer. Dois personagens em animes de peso, Shingeki no Kiyojin e Boku no Hero Academia. Marina esconde bem sua voz mais feminina em Armin, enquanto com Momo já utiliza em todo seu potencial. Personagens carismáticos, que vão descobrindo sua própria força ao longo do anime, indo contra o que pensam de si mesmos.

Aoi Yuuki (Diane e Tsuyu)

seiyuu Aoi Yuuki

Diane tem uma voz mais meiga e Tsuyu tem uma voz mais anasalada. É muito estranho pensar que essas duas mulheres tem a mesma voz. Yuuki conseguiu criar vozes que combinam perfeitamente com seus personagens, principalmente Tsuyu, que tem uma voz bem característica.

Akira Ishida (Gaara e Shinichi Okazaki)

seiyuu Akira Ishida

Ishida não tem tanta versatilidade com a voz, e seus personagens tem tons muito parecidos. Mas a voz dele é muito marcante, então é um ótimo ponto positivo. E os personagens combinam muito com sua voz.

Kobayashi Sanae (Allen Walker e Lucy/Nyu)

seiyuu Kobayashi Sanae

Mulheres são bem mais versáteis, já que muitas dão a voz para personagens masculinos. Como é o caso de Sanae também. A voz de Allen e Lucy são bem mais parecidas, mais graves, já que a de Nyu (outra personalidade de Lucy) é bem mais meiga e infantil.

Rie Kugimiya (Alphonse Elric e Shana)

seiyuu Rie Kugimiya

Por mais que Al tenha uma voz mais fina e mais parecida com uma voz feminina, ainda é difícil associar que é a mesma voz de Shana e todas as outras tsunderes que Rie dá a voz. A voz de Alphonse é bem mais suave, enquanto de Shana é mais forte.

Noriko Hidaka (Near e Kikyou)

seiyuu Noriko Hidaka

Near tem a voz bem característica de mulher, ou seja, não é tão mascarada assim. Mas ainda assim não se assemelha tanto com a voz de Kikyou, por mais que a entonação seja mais grave em ambos os personagens.

Maaya Sakamoto (Crona e Ciel Phantomhive)

seiyuu Maaya Sakamoto

Ambos os personagens têm a entonação bem parecida, mas o que mais impressiona é que é uma mulher fazendo a voz, no caso, a Maaya. Por mais que os personagens sejam mais afeminados, como Crona, a voz dela não segue esse padrão, o que surpreende.

Depois de ver esses seiyuus talentosos, com vozes tão versáteis, fica difícil não reparar nas vozes dos personagens de agora em diante. É divertido descobrir quais personagens tem a mesma voz, já que muitas vezes nem percebemos. Isso só mostra como essas pessoas tem um grande potencial.