Olá Galera! Hoje teremos a estreia de um novo e delicioso quadro no Suco de Mangá – O Suco Gourmet.

A culinária é um dos elementos chave em qualquer cultura. Através dela, podemos conhecer muitos dos costumes de um povo.

Nós do SUCO como o próprio nome sugere, dedicamos boa parte do nosso conteúdo em explorar a cultura pop, principalmente nossas influências japonesas.

O Suco Gourmet veio pra estabilizar de vez nossa paixão pela cultura oriental – vamos compartilhar com vocês a história, os costumes, a cultura e as receitas de pratos que podemos fazer em casa. O Suco Gourmet chegou pra a alimentar o saber e a fome de vocês!

Neste primeiro post, escolhi uma receita simples, tradicional, muito apreciada pelos orientais e extremamente popular: O Onigiri.

O Onigiri, também conhecido como nigiri ou omusubi, é um alimento a base de arroz – como a maioria deve saber – que pode valer como uma refeição completa.

O bolinho pode ser apenas arroz e sal, ou pode ser recheado. Os recheios são muito variados – de peixes a legumes, praticamente tudo o que der vontade.

História do Onigiri

Muitos dizem que a origem da receita é anterior a popularização do hashi. Por ser uma refeição prática e que não exige talheres, o Onigiri era muito popular entre os servos dos senhores feudais e entre os soltados que levavam os bolinhos para lanches durante as guerras.

Com o passar dos anos a receita foi aprimorada e hoje é um dos principais elementos do obentô (marmita japonesa). Para se ter uma idéia, hoje o Japão tem lojas que vendem mais de 3 milhões de onigiri por dia. É muito bolinho de arroz!

Agora vamos à receita, ela é simples, mas precisa de atenção com o tempo.

Como Fazer Onigiri

  • 1 xícara e meia de arroz próprio pra comida japonesa (encontrado em sessões específicas do marcado)
  • 2 xícaras de água
  • 200g de salmão
  • 2 dentes de alho amassados ou picados
  • 1/2 de xícara de shoyu (se quiser pode por um pouco mais)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • Folhas de Nori para decorar (geralmente fica junto com arroz japonês)

Comece preparando o arroz – lave e deixe escorrer a água pra retirar o excesso de amido.

Em seguida coloque o arroz de molho nas 2 xícaras de água por 15 minutos.

Modo de Preparo

Ao terminar o tempo coloque o arroz com a água para cozinhar em fogo baixo com a panela semi tampada por cerca de 15 minutos (ou até a água secar).

Quando a água tiver secado, vamos desligar o fogo, tampar a panela, e deixar o arroz tampado por mais 10 minutos.

Passado o tempo, espalhe o arroz em um recipiente onde ele possa esfriar o suficiente pra você não queimar a mão.

Enquanto o arroz descança vamos preparar o peixe. Passe o alho amassado pelo peixe, temperando bem. Regue com metade do shoyu – eu costumo fazer pequenos furos com a faca na carne, para ter certeza que o tempero pegue.

Coloque um pouquinho de óleo na frigideira e vamos selar (fritar) o salmão, mais ou menos 2 minutos de cada lado, até ele estar cozido – não é para torrar o peixe – só o suficiente para cozinhar.

Quando o peixe esfriar vamos desfie em lascas. Tempere as lascas com o resto de shoyu e a cebolinha. Reserve o recheio do nosso onigiri.

Vamos à montagem! Com o arroz e o peixe frios vamos montar os bolinhos. Separe uma vasilha com água gelada, gelo e um pouquinho de sal. Você vai usar ela pra molhar as mãos para fazer a montagem. É muito importante essa água gelada!

Molhe as mãos. Coloque aproximadamente uma colher cheia de arroz na palma da mão. No meio coloque 2 colheres de chá das lascas – ou o suficiente pra fechar o bolinho. Com a mão gelada feche o bolinho no formato que você preferir. Se tiver dificuldade, faça um “sanduíche” de arroz, colocando uma colher de arroz por cima do salmão e dê o formato para o bolinho.

Por fim decore com nori.

onigiri

É isso ai galera, bom apetite!

Tem alguma receita que você quer ver aqui no Suco Gurmet? Deixe sua sugestão nos comentários!