Após muito tempo, um novo filme do Pokémon vem para as telonas tupiniquins (e infelizmente por apenas dois dias), nos dias 5 e 6 de novembro no Cinemark intitulado: Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você.

Confira também: Pokémon, o filme: Eu escolho você! | Confira todas as salas de exibição no Brasil

A ausência de filmes do Pokémon nos cinemas brasileiros vem desde 2004, com o quarto filme da franquia, Pokémon, O Filme 4: Viajantes do Tempo – Celebi, A Voz da Floresta.

Treze anos de emoções e batalhas não vistas diretamente o que transforma o vigésimo algo especial para todas a gerações de fãs: a oportunidade de sentir a emoção de um filme do Pokémon.

pokémon eu escolho você
Pôster internacional de Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você! (Imagem Divulgação)

Onde está o Ash? 

Como é de praxe, a cada ano a Pokémon Company lança um filme que retrata o momento atual de Ash na série televisiva e algum Pokémon raro ou lendário da região que ele está, então as expectativas para 2017 eram de um filme em Alola.

Porém, a escolha foi voltar as raízes e mostrar o quanto que cresceu essa franquia e o significado dela e assim, para nós brasileiros, a grande lacuna dos cinemas brasileiros de Ash e seu parceiro Pikachu veio como uma benção de Arceus que memoravelmente é marcada pela distribuição de um card colecionável promocional do Pikachu.

Novas vozes, novos sentimentos

Para os fãs da série uma grande mudança ocorreu na dublagem de Pokémon no Brasil. Iniciada a partir da saga XYZ, as novas vozes e, assim, uma nova vida foi dada aos personagens. O que pode impactar um pouco nos primeiros momentos do filme para os fãs mais antigos.

Por mais que a mudança é perceptível, não compromete em nada o trabalho realizado no filme, mesmo que na minha opinião em alguns momentos e alguns personagens faltou um leve “tchan”, uma presença mais forte e marcante.

Charles Emmanuel (o Ben 10 e o Rigby de “Apenas Um Show” e outros) pegou as rédeas de Fábio Lucindo e interpreta o Ash há um ano já, o que faz o novo público abraçar bem o novo filme. Lembrem é um recomeço nas telonas por aqui e uma nova forma de abraçar o fãs.

pokémon eu escolho você
Imagem internacional de Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você! (Imagem Divulgação)

Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você! vem como uma forma de agradecimento aos fãs; uma mensagem bem clara que o diretor Kunihiko Yuyuma e o roteirista Shouji Yonemura transmitem durante os 95 minutos da animação.

Notoriamente um flashback para o início da caminhada de Ash com seus 10 anos e seu primeiro Pokémon, e para os novos treinadores de 10 anos que vão começar sua jornada nesse universo e uma novo capitulo paralelo ao conhecido.

A trilha sonora é razoável, por pensar que haveria uma nostalgia maior relacionada, eu cogitava em ouvir algo que se remete aos games, algo mais clássico. Isso aparece apenas uma vez. Além de deixar uma mensagem bem clara de perseverança e acreditar em seus sonhos…. Você treinador, o que está esperando para correr aos cinemas e assistir?

O recomeço da Jornada de Ash

Lançado oficialmente no dia 15 de julho no Japão, quase não se encontrava informações além do que a própria divulgação do filme oferecia, o início da aventura e o misterioso Marshadow.

Aviso: o conteúdo a seguir pode conter informações sobre o filme e para o comparecimento de alguns, possíveis spoilers.

Todos que assistiram a primeira geração das animações devem lembrar o quão emocionante foi o início e a evolução do protagonista Ash e seu sonho de se tornar um mestre Pokémon.

Para os fãs mais recentes e novos que verão, Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você! traz de uma forma categórica o início dessa jornada, porém com um ponto de vista diferente: não existe somente os pokémon e treinadores da região de Kanto. O filme traz já a mensagem: Sejam Bem-Vindos ao universo integrado do mundo de Pokémon.

Com uma grande frequência, pokémon de Johto, Shinoh e Alola aparecem, mas não influenciam a caminhada verdadeira do Ash, que tem seus problemas ao acordar de sua casa modernizada para ir ao laboratório do professor Carvalho e começar o sonho de ser um Mestre Pokémon com seu inigualável Pikachu.

pokémon o filme eu escolho você
Poster internacional de Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você! (Imagem Divulgação)

Nostalgia Pokémon

O que traz a primeira metade do filme é toda a nostalgia da série, não aparecem todos os pokémon que Ash conquista até o meio de sua jornada, porém aqueles que aparecem tem um carinho envolvido muito perceptível, mas que em parte passa como uma lembrança.

Assim o início procede o encontro de Ash e Pikachu com o lendário Pokémon Ho-oH, após a dupla ser atacada por um bando de Spearow, você se lembra disso?. Nos primeiros momentos de Ash fora de Pallet e recebendo uma pluma arco-íris o que traz toda a história por trás do filme e marcado no cartaz do mesmo.

O que pode irritar um pouco são os novos parceiros que andam com Ash nesse filme: Vera e Sérgio… O que soa estranho de primeiro momento, pois não temos o clássico trio: Ash, Brock e Misty.

Ambos são de regiões diferentes de Kanto e nota-se que o clichê de usar a pokédex não aparece, o que dá para entender a evolução da franquia e do universo e dos personagens dentro dele.

pokémon o filme eu escolho você
Poster internacional de Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você! (Imagem Divulgação)

O filme traz uma lenda conhecida da região de Johto, aquele que é escolhido pelo grande Ho-oH deve passar pelo comprometimento do Herói do Arco-íris, algo que vai ser lembrado durante o filme inteiro.

E assim a lenda de Ho-oh e dos cães lendários: Entei, Suicune e Raikou é explicada para o público e para Ash, e assim o grupo busca encontrar o grande Ho-oH, com um rival novo (ou conhecido?), Cruz, e a presença do carismático e sombrio Marshadow. Se prepare para fortes emoções – e para refletir.

O Herói de Gerações

Tratando-se de uma animação que geralmente atrai um público infantil, Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você! abraça os novos aventureiros e os velhos num Vendaval de emoções e num Deslizamento de Pedras de aventura e em um Fogo Sagrado que é o universo aclamado e amado de Pokémon.

Vale lembrar que esse filme é um paralelo da jornada do Ash, um início nos dias atuais da franquia, onde temos mais de 800 amigos conhecidos como Pokémon. Essa releitura é importante!

REVIEW GERAL
Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você!
COMPARTILHAR
Artigo anteriorLost Canvas será exibido na TV Aberta pela primeira vez
Próximo artigoAlma dos Soldados | Depois de dois anos, jogo continua vendendo bem
Soket

O Soket é um cara comum que geralmente tem umas idéias de conteúdo ilógico, consegue ser um piadista ruim em 99,9% dos casos. Gosta de um bom e velho rock n’ roll além de jogar RPG de mesa. Se um apocalipse zumbi acontecer… minha opção seria uma boa despedida num balcão de bar.