Mauricio de Sousa pode ser chamado de patrimônio nacional. Não é exagero: são quase 82 anos de vida, sendo 60 deles dedicados aos quadrinhos. Presença marcante na infância, na adolescência e, por vezes, até na fase adulta de diferentes leitores, foi Mauricio quem ajudou no estímulo à leitura para as crianças no Brasil. Suas criações ganharam o país e boa parte do mundo, lhe abrindo portas e rendendo diversos prêmios.

Confira também: Divulgados os indicados ao 29º Troféu HQMIX

Em Mauricio – A história que não está no gibi, nome da biografia que será lançada pela Editora Sextante (selo Primeira Pessoa) em junho, Mauricio faz uma viagem no tempo e relembra vários momentos de sua vida. Feita a partir de depoimentos ao jornalista Luís Colombini, o livro mos­tra que o cartunista tem em si vários trejeitos de seus personagens: um lado otimista, um jeito perseverante de levar a vida e até uma pequena dose de teimosia.

“Quando eu era menino, diziam que eu era teimoso. Aí cresci e me chamaram de teimoso e tam­bém de cabeça-dura, principalmente quando eu insistia que minha turminha um dia cairia no gosto das crianças. Muitas pessoas riam, gargalhavam de descrédito. Só quando tudo deu certo é que mudaram o tom e passaram a dizer que eu não era teimoso, e sim determinado e perseverante. A crítica virou elogio sem que eu nunca tenha mudado meu comportamento”, conta.

Mauricio era um menino tímido no interior de São Paulo quando descobriu em uma lata de lixo de Mogi das Cruzes alguns gibis. A paixão pelos quadrinhos fez com que aprendesse a ler e sonhar em um dia viver de seus próprios desenhos.

O caminho não foi fácil. Desde muito cedo, ele precisou trabalhar para ajudar em casa. Enca­rou os mais diversos empregos: foi engraxate, datilógrafo em uma empresa que, sem ele saber, aplicava golpes no mercado (o que o fez ser preso por uma noite), ilustrador em uma fábrica de discos (onde desenhou algumas capas de LPs) e jornalista policial.

Foi na Folha de Manhã (atual Folha de São Paulo) que ele escutou a frase mais desmotivadora que já tinha ouvido, mas que virou ingrediente essencial para determinar o rumo de sua vida. “Com ar displicente, deu uma folheada rápida, passando os olhos em dois ou três desenhos. Achei que o chefe de arte ia fazer algum comentário sobre meu trabalho, um elogio ou um reparo, uma observação, alguma crítica, mas nada, nem tocou no assunto. A única coisa que disse, com ar meio professoral, meio zombeteiro, foi isto: ‘Desista, menino. Desenho não dá dinheiro nem futuro para ninguém. Vá fazer outra coisa da vida.’ Faz mais de 60 anos que ouvi isso”, lembra o autor, que também reconhece que, mais tarde, aquele mesmo jornal publicou sua primeira tirinha.

O esforço valeu a pena. Para se ter uma ideia de sua dimensão, a Mauricio de Sousa Produções – empresa criada pelo cartunista em 1959 – vendeu mais de 1 bilhão de gibis, criou quase 400 personagens e tem mais de 3 mil produtos licenciados.

No livro, ele compartilha fotos de seu arquivo pessoal (da infância, de sua família e até de pessoas que viraram personagens), seu processo de criação, o que fez para transformar tantos sonhos em realidade e como, até hoje, continua se reinventando. Também conta algumas curiosidades como a entrada na lista negra da imprensa em plena ditadura, os desenhos que nunca foram publicados, a peça teatral que foi um fiasco e um outro momento em que quase foi à falência.

“Em última instância, sou um sobrevivente, um homem que começou do nada, realizou seu sonho e não quer desistir dele de jeito nenhum. Enquanto eu estiver por aqui, saiba que foi você quem sempre alimentou meus sonhos. Depois que eu partir, não se esqueça de que ideias, e também sonhos improváveis, é que movem o mundo. De um jeito ou de outro, sempre estarei com vocês”, promete.

Em 2018, a vida de Mauricio vai ganhar as telas do cinema. A biografia lançada agora já tem os direitos negociados para virar um documentário. Um projeto em live-action também está em andamento.

Sobre o livro:

Mauricio – A história que não está no gibi, Mauricio de Sousa

Preço: R$ 49,90 / R$ 29,99 (e-book)

Páginas: 336

Formato: 16 x 23 cm