Olá galera, aproveitando o clima junino/julino hoje trouxe uma receita delicinha de maçã do amor, outra guloseima que une o Brasil e o Japão.

Nos animes – principalmente em shoujos -, é muito comum ver maças do amor em festivais nos templos japoneses, algo muito tradicional da cultura deles. Assim como temos o “esperado” episódio da praia, também temos o tradicional episódio do festival. Seja eles em templos ou festivais escolares, a maçã do amor marca presença sempre.

Já no Brasil, costumamos ter o doce junto aos carrinhos de pipoqueiros em parques, feiras ou praças. Além disso nas nossas tradicionais festas juninas é uma guloseima que não pode faltar. Existe dúvida quanto a origem da maçã do amor.

As origens da Maçã do Amor

maça do amor imagem 1Os chineses já faziam suas frutas caramelizadas a bastante tempo, porém é diferente da nossa maçã. Existem registros de um confeiteiro americano que fazia algo parecido com a maçã do amor em 1908. E muitos alegam que ele é o criador do doce.

Porém, quem registrou a maça do amor com a calda vermelha e o palito de sorvete, foi um espanhol que morava em São Paulo. Para tirar a família de dificuldades ele começou a vender a maçã, já que a fruta e o açúcar eram abundantes no país. Foi um sucesso, e de ambulante ele passou a cuidar de uma loja que existe até hoje em São Paulo, no Tatuapé, A Casa do Churro. E sim, ele também fez o primeiro churros recheado… o homem é um gênio.

O nome se originou do hábito que alguns homens tinham de presentear suas amadas com a maçã. Não quero polêmicas, acho que cada confeiteiro teve seus méritos, então vamos parar de papo e por a mão na massa!

Ingredientes

  • 375ml de água
  • 400g de açúcar
  • 3 colheres de sopa de glucose de milho
  • 1 colher de chá (essência de baunilha)
  • 1/2 colher de chá de corante alimentício (pó ou gel)
  • 10 ~ 15 maçãs pequenas
  • Palitos de sorvete

Modo de fazer a Maçã do Amor

  1. Misture todos os ingredientes antes de ir ao fogo em uma panela alta e estreita
  2. Não é possível dissolver todo o açúcar, mas é necessário dissolver toda a glucosa, pois quando a panela for ao fogo, você não vai mais mexer.
  3. No tempo frio, a glucose é difícil de dissolver. Por isso, pode levar ao fogo por uns 10 segundos para facilitar seu trabalho.
  4. Leve a mistura ao fogo médio. Agora precisamos que a calda fique em “ponto de bala dura”. Para isso, você terá que testar a calda. Deixe ferver por pelo menos 20 minutos. Então, usando uma colher, pegue um pouco da calda e jogue em um recipiente com água fria. Repita o processo de 3 em 3 minutos.
  5. Sua calda vai estar pronta quando endurecer e fazer estalos baixos imediatamente ao entrar em contato com a água.
  6. Quando a calda chegar no ponto, você vai ter menos de 2 minutos para banhar as maçãs antes que a calda endureça. Portanto, deixe todas as maçãs preparadas tirando o cabo e colocando o palito de sorvete no lugar.
  7. Chegando no “ponto de bala dura”, desligue o fogo e comece a banhar as maçãs. Se você tiver a panela certa, só vai precisar mergulhar as maçãs, pois a calda vai estar alta.
  8. Coloque-as para esfriar em uma forma. Assim que esfriarem, embale em plástico filme ou embalagem celofane. A umidade do ar estraga a calda, portanto, embalando você conserva seu doce.