Haikyuu!! | Primeiro Gole

0 comentários

O que dizer de um dos maiores fenômenos das séries de mangá dos últimos tempos? Digo não apenas séries de esportes, mas séries de mangá como um todo, uma vez que figura sempre no topo das listas de vendas. Essa série de vôlei estreou na Weekly Shounen Jump em Fevereiro de 2012, e em 2014 recebeu uma adaptação animada pelo estúdio Production I.G. (Ghost In The Shell, Psycho-Pass) com segunda temporada em 2015-2016. Certamente virão mais no futuro.

Kuroko no Basket | Primeiro Gole

Não podia estar falando de nada além de Haikyuu!!, a série de mangá que pegou um esporte muito popular no mundo todo, mas pouco popular no Japão – o voleibol – e gerou aquele que é considerado, hoje, um dos mangás mais populares da Weekly Shounen Jump e um dos melhores animes de esportes da atualidade. Isso é incontestável. Em um cenário tão pobre quanto o de animes sobre voleibol – uma categoria que não conta com mais de 10 séries em toda a história, – Haikyuu!! veio e fez um sucesso estrondoso. Como isso? Vamos explorar nessa resenha o anime, mas como a adaptação é relativamente fiel, sinta-se livre para interpretar o mesmo para o mangá.

haikyuu!! gif

Produção de primeira

Desde seus primeiros episódios, Haikyuu!! mostrou a que veio: com uma produção acima da média, o esperado do estúdio Production I.G, não deixou a desejar na apresentação, e ainda nos saúda com uma história muito interessante: Hinata é um jovem rapaz que tem lá uns 13 anos, e gosta muito de voleibol. Como muitos jovens que gostam muito de um esporte, esse seu amor surgiu ao ver um atleta inspirador jogando. O “pequeno gigante”, como seu ídolo era conhecido, fazia milagres nos campeonatos escolares de voleibol apesar de sua baixa estatura. Como Hinata também é baixinho, ver o pequeno gigante mandando bem no voleibol o inspirou a praticar arduamente, juntar uma equipe para participar do clube de voleibol e chegar aos campeonatos escolares. Tudo corria bem, até que sua equipe tem a moral destruída logo na primeira partida do campeonato, pelo chamado “rei da quadra”, o monstro Tobiyama – um rapaz que, não satisfeito em humilhá-los no jogo, ainda os humilha com seu jeito antisocial e palavras rudes. “Babaca de marca maior” é pouco para descrever o sujeitinho.

Hinata passa a odiar Tobiyama, naturalmente, mas não desiste do seu sonho de ser um excelente jogador de voleibol. É por isso que ao ir para o ensino médio ele decide estudar em uma escola conhecida por ser uma potência em voleibol, a Karasuno. Com os melhores jogadores e técnicos, a Karasuno é uma escola fantástica para quem quer ser um bom jogador de voleibol. Você que nunca leu ou viu Haikyuu!!, tente adivinhar quem ele encontra lá.

Tobiyama? Acertou.

Ambos demoram um pouco para processar que a) eles estão na mesma escola, e b) no mesmo clube de voleibol. E quando os treinadores percebem a rivalidade antiga deles, eles passam a ter que jogar juntos, e não vão ser aceitos no clube se não forem capazes de colaborar. E aí começa o desafio extra: não basta treinarem para serem jogadores incríveis, eles também precisam aprender a cooperar; eles precisam entender que não são mais rivais, e que vão ter que fazer uma equipe dar certo. Essa premissa engajante logo nos primeiros episódios foi o que me prendeu a Haikyuu!!. Além de acrescentar um desafio a mais à história, é algo facilmente compreensível e de fácil identificação. Como esses personagens vão se virar nessa situação complicada? Será que vão conseguir superar essas dificuldades e se tornarem uma ótima equipe? É desse tipo de relações que se faz Haikyuu!!: relações complicadas e turbulentas. Um pouco como em Oofuri – série na qual eu realmente acho que Haikyuu!! se inspirou um tantinho! – o esporte é muito importante, mas as conversas e estratégias de plano de fundo nunca são negligenciadas, e dão uma dimensão extra às partidas.

haikyuu!! imagem 1

Haikyuu!! (Imagem Divulgação)

Partidas inspiradoras

E que partidas. Haikyuu!! é uma série que sabe, eu diria, fazer um excelente uso do esporte como recurso narrativo. Vôlei é um esporte em que tudo acontece muito rapidamente, mas o preparo é intenso e por trás do que vemos sempre há muita estratégia. Em Haikyuu!!, tudo é muito rápido e dinâmico, exatamente porque o vôlei é um esporte muito dinâmico, mas com a vantagem de que acompanhamos os jogadores desenvolvendo suas estratégias de jogo para vencer, comemoramos o sucesso deles e ficamos chateados com as falhas. Como se estivesse vendo um jogo real, muitas vezes me dava vontade de gritar “ei, faz isso, não faz aquilo!”, e eles eventualmente conseguiam corrigir o que estava errado. Algumas jogadas são sensacionais, alguns episódios me fizeram chorar de emoção. A produção boa certamente ajuda nesse quesito, e dá a sensação de realmente estarmos vendo um jogo real, como em qualquer anime de esportes bom.

Por outro lado, algo que diferencia Haikyuu!! de muitas séries de esportes mais clássicas, e que provou ser uma tendência recente, é que Haikyuu!! nunca força demais, diria. Tem algumas jogadas mais fantasiosas? Tem, mas em geral as partidas são realistas. Tem alguns exageros? Às vezes, pontualmente. É dado grande destaque às histórias de fundo dos personagens, antigas rivalidades, inspirações e motivações – algo que é de grande valia na prática real de esportes. É dado grande destaque às conversas e relacionamentos – e vale notar que as “fujoshis” (vulgo: fãs de yaoi) são uma parcela imensa dessa fanbase também, porque onde tem relacionamento mais profundo e realista entre personagens masculinos, tem fujoshi, e é um fato sabido que fujoshis são uma parcela significativa dos fãs de muitas séries de esporte recentes (que tal: Free!, Kuroko no Basket, YowaPeda?). No fim das contas, tudo em Haikyuu!! é bastante equilibrado, e um certo “realismo” é um ponto forte aqui. Talvez não fosse tão interessante para muitos japoneses acompanhar uma série sobre vôlei se ela não fizesse o vôlei de verdade parecer algo legal, mas é isso que Haikyuu!! consegue fazer. O segredo do sucesso parece ter sido misturar muitos elementos sobre uma base sólida, e ver o que sai.

O que tem saído é uma série de esportes extremamente empolgante e divertida, que conseguiu ser consistente no seu nível por duas temporadas, e quiçá pela terceira que vem aí também. Haikyuu!! é a coisa mais maravilhosa desde o surgimento dos mangás? Talvez não, talvez seja um pouco superestimado sim. Mas é sem dúvida uma série que quebra muitos paradigmas de “shounenzão de esporte”, supera muitos clichês e tem méritos o bastante para ser essa potência toda. Mesmo que você não seja nenhum fã de anime de esporte, nem de voleibol, eu recomendo: dê uma chance a Haikyuu!!. É um dos melhores títulos recentes do gênero. Quem sabe você não descobre aí novas paixões?

Chell

Michelly, mais conhecida por Chell. Vinte e um anos de idade - como diria Haruka Nanase, "prodígio aos 10, gênio aos 15, e apenas uma pessoa normal aos 20". Gosto dessas formas japonesas de escapismo, e de falar sobre tudo que eu vejo também. Tenho um blog chamado "Not Loli!" e posto eventualmente aqui no SDM :3

  • Witchiko Cosplay

    0 258

    Hoje contamos com a presença de uma cosplayer tupiniquim que admiramos muito, e já faz um bom tempo: Witchiko! Confira agora mais um Suco Entrevista inédito






    Veja mais
  • Mandy Candy

    0 2381

    No Suco Entrevista desta semana, conversamos com a Mandy Candy e ela fala pra gente sobre o canal, nerdices e muito mais!






    Veja mais
  • Haru Jiggly

    0 2260

    O Suco Entrevista de hoje é com uma pessoa que admiramos faz muito tempo: Claudia Andriolo, a Haru!






    Veja mais
  • Núcleo Quadrinhos

    0 1298

    Com a ideia de valorizar ainda mais o mercado nacional de mangás e também seus autores, o Núcleo Quadrinhos é uma editora que se dedica arduamente para dar o valor necessário aos autores nacionais e com seu trabalho lançado.






    Veja mais
  • Lariih Mendes

    0 2337

    Hoje temos a especial presença e entrevista com a Lariih Mendes, também conhecida com o seu canal ‘A Careta do Panda’.






    Veja mais
Naruto Online

APOIO

Crunchyroll
Nuuvem
  • REVIEWS

  • MANTENHA-SE CONECTADO

    ÚLTIMOS POSTS

    © 2013 - 2017 Suco de Mangá | Versão 4.0 (Beetlejuice)