Pode comemorar, fã de cultura pop! Você, que esteve presente na terceira edição da CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br), participou de uma das maiores comic cons do mundo e a maior da América Latina!

Um pouco de Shibuya com a Editora JBC na CCXP 2016

Ao todo, foram 196 mil pessoas – número que ultrapassou a expectativa inicial de 180 mil – que conferiram os 140 estandes e atrações entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2016 no São Paulo Expo. Presente no calendário oficial da cidade, a CCXP volta a acontecer no próximo ano, entre os dias 7 a 10 de dezembro de 2017 no São Paulo Expo, com uma edição a ser realizada de 13 a 16 de Abril em Recife na primeira CCXP Tour Nordeste. O evento é uma realização das empresas Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Iron Studios.

As maiores empresas e estúdios, como Warner, Netflix, Disney, Sony e Universal, marcaram presença com programações especiais e estandes. Com três auditórios, a CCXP contou com mais de 130 horas de conteúdos simultâneos.

  • 196 mil pessoas compareceram ao evento, número que superou as expectativas dos organizadores que era de 180 mil pessoas. Esse número equivale a 2 vezes e meia a lotação do estádio do Maracanã.
  • Foram 115 mil m² ocupados, ou seja, a área total do novo São Paulo Expo. Esse número é equivalente a 18 campos de futebol oficial. Como referência, o centro de convenções onde acontece a San Diego Comic-Con soma 76 mil m².
  • O gasto médio do público no evento foi de R$ 253,00 por pessoa. Como referência, o gasto médio no Natal é de R$ 122,00 e no Dia das Mães é de R$ 180,00.
  • Foram 140 estandes, a maioria deles de grande porte, com projetos arquitetônicos inovadores e repletos de convidados e de atrações para os fãs compondo um verdadeiro parque de diversões geek, sendo este mais um diferencial importante da CCXP em relação a outras comic cons do mundo.
  • A terceira edição recebeu 170 empresas entre expositores, patrocinadores e anunciantes.
  • O Artists’ Alley, a área mais tradicional de uma comic con, contou 336 mesas e recebeu 460 artistas entre grandes nomes dos quadrinhos e novos talentos. É o dobro do número de artistas presentes no Artists’ Alley da tradicional San Diego Comic-Con.
  • 75 canais de YouTube e seus apresentadores presentes na área Creators, somando 83 milhões de inscritos.
  • Transmissão online do evento pelo Omelete (www.omelete.com.br) registrou 6 milhões de vídeo views e alcance de 30 milhões de pessoas.
  • 1.200 pessoas trabalharam durante os quatro dias, resultando na maior equipe de staff de um evento indoor no país.
  • Mais de 200 mil livros arrecadados no programa que oferece meia-entrada mediante a doação de um livro, que serão direcionados a diversos programas sociais.
  • Momentos épicos: incontáveis!

O impressionante Auditório Cinemark – com 3.340 mil lugares, palco inspirado nos melhores e maiores shows de rock, tela de projeção com 25 m x 10 m e 2k Scope – exibiu dezenas de conteúdos inéditos e exclusivos, entre eles a pré-estreia mundial do trailer de Guardiões da Galáxia Vol. 2 – em painel memorável apresentado pelo diretor James Gunn, que declarou ter sido aquela uma das melhores experiências de sua vida –-; uma sequência inédita do aguardado Homem-Aranha: De Volta ao Lar; o trailer inédito de Kong: Ilha da Caveira, num painel apresentado pelo diretor Jordan Vogt-Roberts que também contou com uma mensagem gravada pelos atores Samuel L. Jackson e Tom Hiddleston; entre inúmeras outras surpresas para delírio dos fãs.

Também no Auditório Cinemark aconteceram apresentações com alguns dos artistas e produtores mais importantes da indústria do entretenimento, como Tsutomu NiheiRoss Marquand, Adam Nimoy, Evanna Lynch, Frank Miller, Natalie Dormer, David Ramsey, David Wenham e Mark Pellegrino, convidados da CCXP, Vin Diesel, Ruby Rose e Nina Dobrev, da Paramount, Milla Jovovich e Paul W.S. Anderson, da Sony, Miguel Ángel Silvestre, Tina Desai, Brian J. Smith, Neil Patrick Harris, Michel Gomes, Viviane Porto, Bianca Comparato, Rodolfo Valente, Rafael Lozano e Vaneza Oliveira, da Netflix, Dacre Montgomery, Ludi Lin, RJ Cyler e Naomi Scott, convidados da Paris Filmes e James Gunn, da Disney, entre muitos outros – que também passaram pelo Red Carpet da CCXP, espaço em que saudaram o público antes dos painéis.

Além disso, os fãs de cultura pop oriental puderem contar com as atrações da área Anime Experience – destacadamente uma exposição das 12 armaduras de ouro dos Cavaleiros do Zodíaco, em sua primeira exibição fora do Japão –; shows de música no Rock Lounge; atividades para as crianças pequenas na MiniCon Nickelodeon; e campeonatos de games na imponente Arena Twitch, entre diversas outras atrações para todos os públicos, dos mais aficionados àqueles que procuram um evento bem estruturado, bonito, divertido e cheio de novidades.

“Investimos em diversas verticais de entretenimento e entregamos um evento memorável para fãs, convidados e expositores, colocando o Brasil no epicentro da cultura pop mundial. Realizarmos não apenas uma das maiores comic cons do mundo, mas construímos um enorme e mágico parque de diversões repleto de atrações para todos, do fã mais devotado àquela pessoa que busca um evento único e de alto nível”, ressalta Ivan Costa, sócio da CCXP.

Para saber mais sobre o maior evento de cultura pop da América Latina, acesse www.ccxp.com.br.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRocambole | Suco Gourmet
Próximo artigoYuri!!! on Ice | Review
BELLAN
O #BELLAN é um nerd assíduo e extremamente sistemático com o que assiste ou lê; Ele vai querer terminar mesmo sendo a pior coisa do mundo. Bizarrices, experimentalismo e obras soturnas, é com ele mesmo.