Prestigiada como uma das mais belas bandas do movimento musical “visual kei”, Versailles, vulgo Versailles – Philarmonic Quintet irrompe apresentando em sua totalidade o significado de “youshikibi”.

Confira também: GLIM SPANKY: vocal, riffs e autenticidade | Suco Apresenta

Tendo o palco da casa de shows do Carioca Club no dia 09 de setembro, o Versailles se apresentou pela segunda vez no Brasil. E como me foi requisitado, eu preparei uma matéria especial sobre a banda.

*Fiquem ligados que a cobertura do show vocês conferem em breve! 

Youshikibi: O conceito de beleza absoluta

Em 2007, o vocalista KAMIJO (ex-LAIRENE) e o guitarrista HIZAKI (ex-SULFURIC ACID) decidiram formar o que viria a ser uma das mais belas bandas do Japão. KAMIJO, HIZAKI, Jasmine You (falecido em 09 de agosto de 2009), TERU, MASASHI e YUKI demonstram em Versailles o que seria o V, ou seja, a beleza absoluta.

Harmonizando o metal sinfônico com a beleza, o Versailles nos concede não somente um deleite visual, mas sonoro também. A evidência está em MASQUERADE.

Além da extrema estética, o quinteto tem como principais caraterísticas os duelos entre guitarras, o figurino característico e os arranjos pesados com toques peculiares de melodia. DESTINY -THE LOVERS e VAMPIRE encaixam-se perfeitamente na descrição.

Lealdade ao movimento visual kei

10 anos de identidade e fidelidade ao movimento visual kei não é para qualquer um, além disso, o Versailles passou por algumas dificuldades como a perda do baixista Jasmine You (falecido em 09 de agosto de 2009). Após o falecimento de Jasmine You, a banda cancelou todas as suas atividades, porém em 25 de outubro de 2009 o retorno do Versailles deu-se no V-ROCK FESTIVAL.

Em 20 de julho de 2011 havia sido anunciado que o quinteto encerraria todas as suas atividades no fim de 2012, mas três anos depois o Versailles anunciou um show de reencontro que foi realizado em 28 de dezembro de 2015.

O glamour estético de Versailles (Imagem Divulgação)

O belo quinteto sobreviveu e não só isso, como também manteve a identidade que construíram em 2007 sem jamais se esquecer do que propôs aos fãs: beleza, música e carisma.