Na mesma semana da Comic Con Experience (CCXP), rolou na capital paulista o 47º Toyo Matsuri, um dos eventos mais tradicionais da imigração japonesa.

Realizado no bairro da Liberdade – e bem na saída do metrô Liberdade – entre os dias 5 e 6 de dezembro, o evento trouxe diversas atrações como artes marciais, taikô, danças típicas, gastronomia e tudo isso a céu aberto. Quem esteve por lá, pode adquirir um chapéu de “papelão” por míseros 2 reais; Algo muito útil no sol que estava pela manhã e tarde dos dois dias.

Trombamos a Bia Purin por lá :3
Trombamos a Bia Purin por lá :3

Esta é a festa mais antiga realizada no bairro e foi a primeira vez que a turma do SUCO esteve por lá. O 47º Toyo Matsuri – que podemos traduzir como Festival Oriental – contou com um grande palco e uma variedade de estandes e barraquinhas pela rua Galvão Bueno, tudo montado para você se sentir o mais próximo do Japão possível.

Comida, comida e comida!

Se você é um degustador da comida oriental, o evento + o bairro da Liberdade em São Paulo pode ser um ótimo point para comer iguarias nunca antes degustadas por você. Além dos tradicionais cardápios que estamos acostumados a ver nos eventos – sushi, sashimi, temaki – podemos também encontrar diversos tipos de lamens, docinhos importados, dorayaki e muita coisa que já postamos aqui em nossa seção de culinária Suco Gourmet.

Continuando nesta aventura da culinária, o #BELLAN resolveu ir além do tradicional Japão e China, buscando algo coreano. Foi aí que ele encontrou o Korea’s House – do lado do shopping Sogo – num corredor longo, estreito e que termina numa escada para o restaurante. Sabe aquelas mesas com uma espécie de “churrasqueira” no centro? O restaurante é mais ou menos neste naipe e recomendamos para quem gosta de churrasco + legumes + comida apimentada.

Atrações

No palco principal ficavam diversos imigrantes e “nomes importantes” da cidade, como vereadores, comerciantes renomados e empresários. Todas as atrações que se apresentavam do lado de baixo do palco – na rua mesmo – faziam reverências típicas da cultura nipônica. As apresentações dos dois dias mesclavam entre bandas de jrock/animesongs, apresentações de taikô com grupos de diversas escolas da cidade, danças típicas e grupos de danças da terceira idade.

Se você é uma das pessoas que nem sempre consegue aparecer no festival de imigração japonesa que acontece no meio do ano, este aqui é uma boa pedida para um evento típico no fim de ano. Confira nossa galeria abaixo para as fotos do evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.