Redação
    Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
    Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

    EXPERIMENTE TAMBÉM

    ?Aliança Cultural Brasil-Japão inaugura Centro Cultural em Pinheiros

    A nova sede da Aliança Cultural Brasil-Japão foi inaugurada no dia 29 de julho com uma cerimônia que reuniu cerca de 250 convidados. O Centro Cultural Aliança, a primeira sede própria da entidade, localizado na Rua Deputado Lacerda Franco, 328, em Pinheiros, São Paulo, terá 751 m2 dedicados à realização de cursos de língua japonesa, artes e gastronomia, além de palestras e eventos culturais, com auditório, salas multiuso e um espaço voltado exclusivamente aos cursos de culinária japonesa.

    Confira também: Lugares para conhecer a cultura japonesa em São Paulo gastando pouco (ou nada)

    “Gostaríamos de fazer uma saudação especial ao cônsul Takahiro Nakamae, que retornou ao Japão no início desse mês, e acreditou em nosso projeto desde o início. Acredito que muito do que fizemos foi resultado direto dessa confiança do povo japonês. A partir do momento em que o governo japonês acreditou no projeto, tivemos muito incentivo no desafio de finalizar a obra, e para nós foi fundamental o apoio de todas as pessoas, instituições, organizações e empresas que apoiaram a construção desse Centro Cultural”, afirmou o presidente da Aliança, Dr. Yokio Oshiro, na abertura da cerimônia.

    A cerimônia contou com a presença das principais lideranças da comunidade nipo-brasileira e de lideranças comunitárias da região de Pinheiros e Vila Madalena. “Entidades como a Aliança desempenham o papel fundamental de ensinar, divulgar e transmitir a cultura e a língua japonesa no Brasil. Temos muita admiração e respeito pela Aliança, por todo empenho nessa jornada de 60 anos de muito suor e trabalho. As atividades que serão promovidas aqui no Centro Cultural possibilitam saborear as diversas faces da cultura japonesa, e faço votos pelo fortalecimento dos laços de amizade entre Brasil e Japão”, disse a cônsul geral interina do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi.

    O governo japonês doou todos os equipamentos destinados exclusivamente às salas do Centro Cultural Aliança, em benefício da difusão de línguas e artes japonesas no Brasil, através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura, uma modalidade de cooperação cultural dirigida especialmente a entidades que realizam projetos que contribuem para o desenvolvimento da atividade cultural e de ensino.

    A Fundação Kunito Miyasaka foi uma das instituições que apoiou a construção. “Acreditamos que a arte e a cultura aproximam povos e nações e possibilitam a transformação das pessoas, e certamente através das atividades desenvolvidas nesse Centro Cultural, a Aliança poderá aproximar o Japão e o Brasil e continuar a desenvolver o intercâmbio cultural entre os dois países”, declarou Roberto Nishio, presidente da entidade.

    O presidente do Conselho Superior da Aliança, o Dr. Aurélio Nomura, relembrou todo o histórico da construção, que levou mais de 6 anos. “A diretoria da Aliança trabalhou muito pela continuidade dessa obra, que foi idealizada pelos nossos ex-presidentes, Dr. Jo Tatsumi e Anselmo Nakatani, que juntamente com o Dr. Yokio Oshiro, levaram à frente os ensinamentos e ideais do fundador da Aliança, o poeta Guilherme de Almeida”, lembrou Nomura.

    Parcerias estratégicas

    A sede foi construída com recursos próprios e também graças aos esforços de inúmeros colaboradores e apoio do governo japonês e da Fundação Kunito Miyasaka, além de empresas como a Honda Automóveis, Toto Brasil, Bradesco, Fujitsu do Brasil, Furukawa, Consfat e Apoio Fundações.

    Entre os diferenciais do espaço, uma programação exclusiva e recheada de novidades. “Teremos o curso de instrumentos tradicionais japoneses com Shen Ribeiro; músicas clássicas eruditas com o maestro Ricardo Fukuda; a Escola de Culinária Japonesa de São Paulo, do chef Shin Koike, e teremos também para supervisionar essa área de Cultura e Artes o nosso curador, Jo Takahashi, que aceitou o desafio de ser parceiro da Aliança”, comemora.

    Estrutura do Centro Cultural

    Com supervisão do engenheiro Sussumu Niyama e projeto da arquiteta Rosana Nakano, o Centro Cultural Aliança é um espaço cultural moderno e inovador, com 751 m2 de área total, numa ótima localização, próxima à estação Fradique Coutinho do metrô e com fácil acesso pelas principais vias da capital.

    No espaço, serão desenvolvidas atividades de ensino da língua japonesa e uma extensa programação de cursos, palestras e eventos culturais. Além do Auditório Kunito Miyasaka, o Centro terá um espaço voltado aos cursos de gastronomia japonesa, na Escola de Culinária Japonesa de São Paulo, capitaneada pelo chef Shin Koike.

    A Aliança Cultural Brasil-Japão foi fundada pelo poeta Guilherme de Almeida, em 1956, e já tem mais de 60 anos de história. Atualmente com 3000 alunos por ano, é a maior escola de língua japonesa da América Latina, atuando de maneira decisiva no intercâmbio entre o Brasil e o Japão.

    Cursos oferecidos na unidade

    Língua Japonesa – Marugoto Aliança (a partir de 13 anos)
    Língua Japonesa – InfantoJuvenil (6 a 12 anos)
    Música Clássica – Maestro Ricardo Fukuda
    Música Tradicional Japonesa – Shen Ribeiro
    Escola de Culinária Japonesa de São Paulo – chef Shin Koike
    Origami (dobraduras) – Alice Haga e Mari Kanegae
    Ikebana (arranjo floral) – Lina Kawamura
    Shodô (caligrafia japonesa) – Elcio Yokoyama
    Washi-ê (colagem com papel washi) – Luiza Okubo
    Etiqueta Japonesa – Lumi Toyoda
    Kirigami (origami arquitetônico) – Naomi Uezu e Marcelo Taba
    Sumiê (pintura com tinta sumi) – Suely Shiba
    Mangá (desenhos) – Fábio Shin e Fábio Mendes
    Orinuno (origami em tecido) – Thais Kato
    Furoshiki (embalagem japonesa) – Sofia Nanka Kamatani
    Soroban (ábaco japonês)

    Centro Cultural Aliança

    Rua Deputado Lacerda Franco, 328, Pinheiros
    Telefone: 11-3031-5550
    E-mail: [email protected]
    Site: www.aliancacultural.org.br

    Confira mais fotos na página oficial!

    Redação
    Redaçãohttps://sucodemanga.com.br/
    Um gole de Mangá, Anime e Cultura Pop - Experimente!

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias